Rapidez e Eficiência

Com o constante crescimento da Rede Mundial de Informações, de 1999 para cá, a maioria das empresas começou a tirar proveito das facilidades de comunicação proporcionadas pelo correio eletrônico (e-mail) e sistemas on-line para trocar informações.

Por outro lado, esta maior dinâmica nas comunicações fez com que aumentasse a demanda dos executivos por informações sempre atualizadas em relação às empresas de um grupo ou escritórios contábeis que prestam serviços de consolidação de informações, até mesmo gerenciais, além da habitual Contabilidade Fiscal. O atendimento a esta demanda torna-se condição imprescindível para que os grupos empresariais e, prioritariamente, escritórios contábeis, possam continuar prestando bons serviços aos gerentes das empresas.

Muitas organizações, apesar de terem evoluído e aumentado sua estrutura organizacional e administrativa, continuam terceirizando os serviços contábeis, o que, quando feito com profissionalismo e seriedade, pode ser um excelente negócio para ambas as partes. Para tanto, o escritório contábil deve estar preparado para fornecer informações ágeis, atualizadas, seguras e, principalmente, que possam ser recebidas em qualquer parte do mundo, numa apresentação moderna e num formato que qualquer pessoa possa ler e imprimir, sem ter que fazer conversões, adaptações ou transcrições.

Com importância equivalente, grupos empresariais também precisam disponibilizar as informações com os mesmos facilitadores e com a mesma agilidade para dinamizar os acertos estratégicos que se fazem necessários ao longo do tempo, a fim de atingir as metas estipuladas.

Tem se tornado muito comum, numa reunião de diretoria, quando se debatem estratégias e resultados, a necessidade de informações como o Relatório Razão de determinada conta, por exemplo, “as aquisições de máquinas e equipamentos dos últimos 12 meses”. Como tudo é facilitado pela Internet, o escritório contábil ou grupo empresarial tem que ser ágil e técnico bastante para gerar o relatório e disponibilizá-lo para os interessados, pelo meio mais rápido possível. Hoje, a Internet.