O “x” da questão. Quantos departamentos tem a sua empresa?

o-x-da-questao-quantos-departamentos-tem-a-sua-empresaA sua empresa possui somente um departamento? Então, talvez, você esteja tendo somente um tipo de resultado. E isto pode não ser bom…

Entender o fluxo do seu negócio é muito mais do que dizer que você tem uma empresa que só “vende” algo, ou mesmo uma empresa que só “compra”, ou ainda uma empresa que só “presta serviço”. Isso é somente a ponta do iceberg, aquilo que aparece perante o público. Caso você esteja considerando ter um negócio de verdade, você terá que dar atenção aos “outros” departamentos da sua empresa. Sim, aqueles que ficam “escondidos”.

Reparou quantas aspas no paragráfo anterior? Sim, foi proposital! E sim, é para mostrar uma difícil realidade que enfrentamos atualmente no mundo dos negócios, tanto de quem está começando, quanto de quem já está há algum tempo neste cenário.

Você pode até me dizer: “Ok! Mas todos os ‘outros’ departamentos da minha empresa são terceirizados!

Excelente! Muito em breve você terá suas vendas e seus lucros “terceirizados” pelos seus concorrentes. Sim, concorrentes que começaram a entender que seus negócios não podem ser compostos só pela ponta do iceberg. Que existe sim, um fluxo de processos, por menor que sejam, ocorrendo em sua empresa e que estas informações precisam sim, estar disponíveis de forma ágil e estruturada para poderem ser acessadas a qualquer momento, principalmente para verificar a direção do “barco”.

Conheça a empresa

Vamos deixar as coisas um pouco mais clara? Veja a história da empresa “ProntaEntrega”, do João e da Irene.

João nasceu vendedor. E desde muito pequeno vendia de tudo: picolé, pipoca, amendoim e até as bonecas que a irmã não queria mais. João foi crescendo, e com ele sua aptidão para os negócios. Ainda muito jovem iniciou no mercado de trabalho. Já no primeiro emprego foi parar em uma empresa cuja função era justamente a de vendedor.

Acontece que João, além de ser bom vendedor, também tinha uma grande visão empreendedora. Durante o período em que atuava como vendedor na empresa PanelaCheia – que atuava no segmento de vendas de alimentos – percebeu a grande necessidade dos compradores no ramo de bebidas lácteas. Logo, João buscou fornecedores destas bebidas e firmou parcerias com estes para poder revender para as empresas que ele já conhecia. Não demorou muito para que, então, as vendas começassem a aumentar – e muito! – e João foi estimulado a largar seu emprego na PanelaCheia para abrir seu próprio negócio, a ProntaEntrega.

Em pouco tempo, a ProntaEntrega já demonstrava estar conquistando o mercado. Com o crescimento, João pediu a sua esposa Irene para que saísse de seu emprego e começasse a ajudá-lo nos negócios. Dona Irene, mulher de pulso firme e visão “bem administrativa”, começou a perceber que a empresa ProntaEntrega não era simplesmente um negócio de “vendas de bebidas”, como acreditava seu marido João. De fato, no dia a dia Irene e João passavam mais tempo “controlando” o fluxo por trás das compras e vendas de bebidas, do que propriamente o “negócio”. Assim, não foi à toa que Irene propôs a João investir em um “programa de computador” – ou software – a fim de gerenciar melhor o volume e o fluxo de informações cada vez maior envolvendo os negócios da empresa.

Visão empreendedora

Com a visão empreendedora que João sempre teve, mesmo sabendo das dificuldades orçamentárias que ele teria inicialmente, aceitou a sugestão de Irene e investiu em um sistema de gestão empresarial. Começou com alguns módulos, foi se adaptando aos poucos aos novos processos, percebendo os benefícios no seu dia a dia e, com o passar do tempo, acabou por adquirir a Solução ERP completa, integrando de maneira inteligente todas as áreas da sua empresa: Vendas, Finanças, Materiais, Produção, Custos, Serviços, Controladoria, RH, GED, BI e Qualidade.

Hoje, passado alguns anos da utilização do ERP, a ProntaEntrega conta com 32 funcionários e atende todo o Brasil, produzindo, revendendo e distribuindo bebidas lácteas. João e Irene estão extremamente satisfeitos com o fluxo de informações do seu negócio e, agora, quando perguntam ao João qual é o seu negócio, ele reponde:

Temos hoje uma empresa que valoriza seus colaboradores e clientes, entregando mais saúde e vitalidade para eles através de uma excelente ferramenta de Gestão Empresarial, tornando-nos mais competitivos e diferenciados em relação aos nossos concorrentes.

E você? Tem uma empresa de um só departamento? Ou você investe no seu negócio para que ele aumente continuamente, investindo em ferramentas que lhe dão controle e melhoram a Gestão do seu negócio?

A história de João e Irene é fictícia, mas bem que poderia ser a sua história de sucesso!

Faça como os clientes da WK Sistemas: invista em uma ferramenta que lhe dê mais competitividade no seu negócio!

download-ebook-compras-estrategicas