Contador, você sabe mostrar o valor de um ERP na nuvem ao seu cliente?

O que não faltam hoje em dia são ferramentas para auxiliar na administração de uma empresa, certo? Mas nem todas se encaixam em qualquer situação. Quando falamos da relação entre contador e cliente, por exemplo, o ideal é trabalharmos com um ERP na nuvem, pois ele facilita a integração contábil, uma atividade que é tendência de mercado e faz parte do que há de mais moderno na contabilidade atualmente.

Porém, por desconhecimento e desinformação, tanto a integração quanto o uso de um ERP na nuvem acabam tendo um pouco de resistência por parte dos empresários. O que acaba influenciando negativamente também a adesão dos contadores, afinal, se os clientes não usam, por que os profissionais contábeis iriam usar, não é verdade?

Para explicar ao contador que um ERP na nuvem só traz benefícios à empresa contábil e como ele pode mostrar que essas vantagens também podem alcançar a empresa do seu cliente, elaboramos este artigo. Acompanhe!

Benefícios de um ERP na nuvem para o escritório contábil

Com um ERP na nuvem, o contador importa as informações contábeis diretamente do sistema do cliente para o seu sistema. Dessa forma, acaba com atividades manuais e demoradas, como recebimento, conferência e organização de documentos e digitação de lançamentos, reduzindo, ou até eliminando, os riscos de registrar quaisquer dados incorretamente.

Com isso, o escritório acaba ganhando em outras frentes. Aqui, destacamos três delas:

  1. Aumento da produtividade: ao automatizar tarefas operacionais, como relacionar as categorias financeiras usadas pelos clientes no plano de contas, o contador consegue fazer mais com a mesma força de trabalho. Isso significa atender mais clientes com o mesmo número de funcionários, ampliando a receita e mantendo a mesma qualidade dos serviços.
  2. Mais segurança na conciliação contábil: ao exportar as informações financeiras exatamente como estão no ERP do cliente, o contador garante a segurança de trabalhar com dados corretos e completos, pois os registros já vêm para o sistema contábil classificados adequadamente. Importar essa movimentação ajuda a dar mais precisão nas rotinas de conciliação contábil e apuração de impostos.
  3. Disponibilidade para atuar como contador consultor: com a parte operacional resolvida, o contador pode oferecer serviços com alto valor agregado e estratégico ao cliente, como a elaboração de relatórios financeiros e a análise de demonstrativos contábeis, criando assim um diferencial competitivo para o seu escritório ao oferecer às empresas o que elas realmente precisam.

Bom, já deu para perceber que usar um ERP na nuvem pode ser o que o seu escritório de contabilidade precisa para se diferenciar dos concorrentes. E que tudo ficaria ainda melhor se os seus clientes também aderissem a essa solução e compartilhassem o uso desse software com você, não é mesmo?

ERP na nuvem

Como incentivar o seu cliente a usar um ERP na nuvem

Geralmente, o empresário não vê vantagem no uso do ERP porque o contador foca muito na integração contábil e isso parece, a princípio, um benefício apenas para o escritório. Se não é explicado tudo o que um software ERP, especialmente na nuvem, pode fazer, é possível que realmente fique a impressão errada.

Por isso, é imprescindível que você, contador, mostre o valor que um ERP na nuvem tem. Para ajudá-lo, elencamos 3 passos para você seguir. Confira:

1 – Confie na tecnologia

A tecnologia, muitas vezes, assusta. Ainda hoje, muitas pessoas evitam comprar na internet ou pagar uma conta online por causa de uma alegada falta de privacidade no ambiente digital. O que sabemos não ser verdade. As empresas sérias, de renome, garantem toda a segurança e a privacidade que seus usuários precisam para trabalhar, pagar contas, estudar, transferir informações, entre outras atividades que são possíveis no meio digital.

Contudo, é possível que o seu cliente tenha receio de usar um ERP na nuvem integrado ao seu escritório por não confiar na garantia do sigilo das informações. Por mais que ele não tenha nada a esconder, ainda pode acreditar que o governo colete dados da empresa sem ele saber. Na verdade, as informações que órgãos oficiais precisam já estão acessíveis, como os dados das notas fiscais para a Receita Federal, por exemplo.

A tecnologia não só aumentou como melhorou a proteção das atividades que são realizadas e dos documentos que são armazenados no ambiente digital. No entanto, é importante ressaltar, como dissemos, que a tecnologia deve vir de fornecedores de renome, que já tenham provado seu valor ao mercado e atendam aos mais rigorosos requisitos de segurança e confiabilidade.

2 – Mostre que há benefícios reais ao negócio do cliente

Vencida a etapa da desconfiança com a tecnologia, chega o momento de mostrar o seu valor ao empresário. Ou seja, provar a ele por que vale a pena ter um ERP na nuvem integrado ao seu escritório. Esqueça, por hora, a história da integração contábil, senão vamos cair no mesmo problema de antes. Aqui, a abordagem precisa ser focada nos benefícios para a empresa dele.

Para isso, a melhor forma de mostrar o valor da ferramenta é trazer exemplos de aplicação real na rotina do empresário e, por consequência, nos resultados do negócio. Se você conhece bem seu cliente, não terá dificuldades nessa etapa. Dá para falar sobre o fluxo de caixa em tempo real, a integração entre vendas e estoque, a gestão de pagamentos e recebimentos online, entre outros. Quanto mais específico você for, mais valor ele tende a perceber na integração contábil.

Para ajudar nessa tarefa, indicamos que você use um e-book exclusivo que preparamos sobre o tema! Para fazer o download gratuito, é só clicar na imagem abaixo:

ERP na nuvem

3 – Explique que os custos são acessíveis

Para fechar a conversa com o seu cliente, é importante mostrar a ele que o dinheiro usado em tecnologia não é um gasto, mas sim um investimento. E que hoje é possível começar a fazer esse investimento de forma gradual, conforme as necessidades e possibilidades financeiras da empresa. Um bom contador sabe que não adianta oferecer algo fora do normal para um pequeno empresário que trabalha dentro de uma estrutura enxuta e com orçamento apertado.

Então, mostre a ele as opções disponíveis no mercado, como as desenvolvidas pela WK Sistemas, que vão desde soluções para micro e pequenas empresas até grandes corporações, passando por todos os segmentos, como indústria, comércio e prestação de serviços.

Queremos contar com a sua parceria!

Para incentivar ainda mais você, contador, a mostrar para os seus clientes como o ERP na nuvem e as outras soluções da WK podem facilitar o dia a dia tanto no escritório como nas empresas deles, nós criamos o Programa Parceria Contábil. Com ele, todos ganham: a WK com a sua indicação, a organização contábil com a remuneração por negócio fechado e o seu cliente com a integração e a confiabilidade do ERP com o melhor custo-benefício do mercado.

Para saber mais sobre a Parceria Contábil, clique aqui ou entre em contato com a nossa equipe. Estamos sempre a postos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas. Se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos essa conversa!