Negócios inteligentes: qual o papel da tecnologia nessa transformação

Há alguns anos temos acompanhado as transformações que estão ocorrendo no mundo corporativo. São mudanças tantos tecnológicas, com a automatização de várias atividades, quanto humanas, em que se aproveita as particularidades de cada profissional e se evita uma padronização dos conhecimentos. Dentro dessa evolução chegamos aos negócios inteligentes, que utilizam os recursos tecnológicos aliados à capacidade humana de refletir para fazer a empresa atingir seus objetivos.

Neste artigo, vamos listar algumas tecnologias que ajudam a sua empresa a evoluir e se transformar em um negócio inteligente. Siga com a gente e confira!

Tecnologias que fazem negócios inteligentes

Antes de apontarmos as tecnologias que podem ajudar o seu negócio a ser inteligente, achamos importante deixar claro que somente elas não podem fazer milagre. É fundamental contar com colaboradores que estejam preparados para essa transformação e engajados a fazê-la dar certo, tanto no sentido de aceitar as novidades quanto de se dispor a ter um aprendizado contínuo, afinal, as transformações dificilmente vão parar.

Com isso esclarecido, veja as 5 tecnologias que separamos para que o seu negócio se torne, de verdade, inteligente.

1 – Enterprise Resource Planning (ERP)

O Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema integrado de gestão que reúne em uma única plataforma as informações de todos os setores de uma organização, como financeiro, contabilidade, RH, produção, vendas, compras, estoque, custos, entre outros. Seu objetivo principal é dar suporte às operações de uma empresa. Mais do que uma facilidade, o ERP se tornou fundamental não só na administração de processos, mas também no planejamento estratégico.

Ele permite que as empresas tenham uma maior integração entre as áreas, tornando o fluxo de informações e seu processamento muito mais preciso e ágil, o que é essencial para atender à demanda do mercado globalizado. Utilizar este tipo de solução significa ter mais rapidez, organização e confiabilidade nos processos, informações em tempo real, relatórios para análise, maior conhecimento do próprio negócio e inúmeras possibilidades de estudar e transformar os pontos fortes da organização em um diferencial de mercado.

Deu para perceber a importância dessa tecnologia, não é mesmo? Com ela, você tem todas as informações que precisa para gerar inteligência para o seu negócio, tornando-o muito mais competitivo no mercado.

ERP

2 – Business Intelligence (BI)

O BI pode ser definido como um conjunto de técnicas e ferramentas que utiliza a análise de dados para gerar informações qualificadas e melhorar o processo de tomada de decisão de uma empresa. É uma forma de proporcionar aos gestores e empresários um conhecimento mais amplo sobre a realidade do negócio e do mercado.

Os dados, que podem ser de desempenho ou da estrutura, são coletados das mais diversas áreas da empresa, desde recursos humanos e marketing até financeiro, produção e comercial. Tudo é armazenado, processado e transformado em indicadores que são apresentados às pessoas certas por meio de relatórios ou painéis.

A partir daí podem ser retirados inspirados para ações, panoramas do negócio ou, até mesmo, projeções de possíveis cenários. Com isso, os gestores podem tomar decisões inteligentes, com base em fatos realmente precisos, não em suposições. Eles conseguem visualizar as informações e, em um período de tempo muito mais curto, decidir o que fazer.Business Intelligence

3 – Big Data

O Big Data faz referência aos dados estruturados e não estruturados que são criados pelas empresas a todo momento. É uma ferramenta que dá ao negócio maior capacidade de tomar decisões assertivas e de definir o melhor caminho a seguir diante da enorme quantidade de dados. Ele veio para consolidar uma gestão baseada no cruzamento de informações de várias fontes, pois permite que as empresas analisem as tendências do mercado, prevejam comportamentos de compra e utilizem o poder das informações a favor delas.

Não podemos dizer que o Big Data é um software ou uma ferramenta, ele é construído e desenvolvido usando várias soluções ao mesmo tempo. Por exemplo, um ERP pode usar os princípios do Big Data para reunir os dados da empresa, cruzá-los e reportá-los por meio de relatórios.

Outro exemplo são as propagandas que aparecem em nossas redes sociais logo depois de pesquisarmos algo no Google. Isso só acontece porque ao fazer a pesquisa é gerado um dado sobre ela, que é absorvido pelos vários sistemas que leem a internet e fazem sua análise, apontando que precisamos de determinado produto.

Entre as tecnologias e práticas que geram negócios inteligentes, talvez o Big Data seja aquele que já foi mais bem absorvido pelas empresas, pois consegue oferecer dados e análises bastante completas.

4 – Blockchain

Blockchain ou cadeia de blocos é um sistema que funciona para garantir a segurança das informações, especialmente as financeiras, no que diz respeito à reutilização dessas mesmas informações. No caso do bitcoin, por exemplo, o Blockchain registra o envio e o recebimento de valores, impedindo que esses valores sejam usados novamente em outras transações.

Isso acontece porque cada uma das transações é colocada dentro de um dos blocos da cadeia, que são trancados por uma forte camada de criptografia. Cada bloco é ligado ao anterior por um elo, um código chamado hash. Os responsáveis por calcularem o hash certo para formar a ligação entre os blocos são os mineradores. Eles também reúnem as transações que estão sendo incluídas na rede, mas ainda não foram colocadas em um bloco.

Qualquer transação feita pela blockchain só pode ser validada quando todo um bloco é preenchido com transações. Ou seja, só assim é possível fazer uma moeda digital, por exemplo, sair das mãos de uma pessoa e ir para outra. Como esses blocos são selados por códigos criptográficos, é praticamente impossível arrombar seu segredo. Isso garante que: cada moeda chegue ao destino certo; uma moeda não seja usada mais de uma vez; e transações anteriores não sejam alteradas sem comprometer toda a cadeia.

Muitos especialistas dizem que o Blockchain é o futuro da inteligência de mercado, pois dará a segurança necessária para qualquer tipo de transação, não só as financeiras.

Como a WK ajuda empresas a se tornarem negócios inteligentes

A busca pela inovação e por novas tecnologias está no DNA da WK Sistemas. Desde que entramos no mercado, há mais de 35 anos, somos pioneiros em diversos processos e conseguimos atender, de maneira personalizada, os mais diversos tipos de clientes. E não estamos falando somente do ERP Radar Empresarial, que por si só já garante o processamento de um enorme volume de dados para que as empresas possam tomar decisões acertadas.

O nosso ERP não é qualquer ERP, ele possui interfaces Web para diversos processos de negócio, além de contar com ferramentas que permitem a criação de relatórios e documentos personalizados pelo usuário de maneira ágil e fácil.

Temos também o banco de dados WK Database que garante robustez e velocidade no acesso às informações, assim como impede manipulações indevidas às tabelas de dados. Ele ainda permite um controle rigoroso de acesso personalizado por usuário com o registro em log de suas transações.

Além disso, contamos com a Metodologia de Aceleração de Implantação de Sistemas WK (MAIS WK), que otimiza em grande escala a implantação do nosso ERP, cumprindo prazo, escopo, cronograma e orçamento planejados.

E fazemos tudo isso para garantir que o seu negócio não só tenha soluções inteligentes para trabalhar, mas também para que ele gere inteligência para você e, consequentemente, para seus clientes. Acesse o site ou entre em contato com um de nossos especialistas e conheça de perto todas as vantagens de contar com as soluções da WK no seu negócio.Implantação de software ERP