Mudanças nos CFOPs devem alterar as rotinas de fim de ano das empresas

O Ajuste Sinief 07/2001 promoveu alterações nos CFOPs – Código Fiscal de Operações e Prestações. Cabe a cada Estado aprovar e ratificar estes novos CFOPs através de Decreto, alterando, assim, o Regulamento de ICMS .

Os novos CFOPs entrarão em vigor a partir de 01/01/2003. Nos Códigos foi acrescido um dígito. Exemplo: Venda de produtos do estabelecimento, identificado por 5.11, passará a ser identificado por 5.101.

Foram criados novos CFOPs com nova redação nas naturezas de operação. Estas alterações visam facilitar a escolha do CFOP / Natureza de operação próprias de cada transação comercial.

Atendendo às disposições do Ajuste Sinief 07 e para facilitar o recadastramento dos CFOP, a WK Sistemas irá disponibilizar um Programa Conversor das Naturezas de Operação cadastradas no sistema. Este Programa irá copiar do cadastro antigo para o novo cadastro todas as definições constantes em cada CFOP existente. Para os novos CFOPs o Programa Conversor sugerirá o CFOP e a Descrição das Naturezas de Operação. Com isso facilita o trabalho do usuário do Sistema Radar.

Sugerimos que todos os usuários verifiquem se seu Estado já ratificou o Ajuste Sinief 07, pois no dia 01/01/2003 teremos que usar os novos CFOPs.

Este é o momento ideal para que o usuário do Sistema Radar “limpe” seu cadastro de naturezas. Para isso deverá fazer um planejamento de quais naturezas de operação realmente serão utilizadas em sua empresa.

Como tarefa de momento sugerimos que as novas naturezas de operações sejam estudadas, a partir do IOB ou similar, para ter condições de implementar algum controle gerencial ou não, se haverá reestruturação do plano de contas ou não.

Para inclusão de nova tabela de CFOP pode-se iniciar de imediato após a liberação da versão desta semana. Assim como seria interessante que os usuários “Empresas de Contabilidade” começassem a preparar e fazer logo a conversão, pois terão muito trabalho pela frente e fazem-se necessários conferência e planejamento para que nada saia errado no dia 01/01.

Não deixe para a última hora. Planeje com sua revenda o momento correto de atualizar seu sistema.