MT Fiscal – Como tornar uma digitação mais produtiva!

Temos percebido que os recursos de fórmulas e preferências por naturezas não estão sendo utilizados como poderiam e, como se trata de recursos que agilizam e facilitam a digitação dos documentos fiscais, é imprescindível que os clientes tenham conhecimento deles. Por isso, vamos relembrar os conceitos de cada um desses recursos:

Fórmulas por natureza – recurso pelo qual o usuário pode vincular fórmulas previamente cadastradas a determinadas naturezas; essas fórmulas farão com que o MT Fiscal apresente automaticamente os valores dos campos a que estiverem vinculadas. Vale salientar que o campo de Valor Total apenas deve possuir uma fórmula vinculada quando o valor a ser contabilizado não for o total informado no lançamento. Por exemplo: em uma natureza de compra de material para uso e consumo, caso em que a escrituração fiscal deve ser apenas nos campos de Valor Total e Outros, o usuário pode cadastrar uma fórmula do tipo cálculo, onde o conteúdo será apenas 0 (zero), sendo que na tela de fórmulas por natureza a referida fórmula será vinculada nos campos B. Cálculo, Valor Imposto, Isentas do grupo ICMS. Dessa forma, ao efetuar o lançamento sob essa natureza, o Sistema automaticamente apresentará no campo Outros ICMS o valor digitado no campo Valor Total.

Preferências por natureza – esse recurso permite que o usuário informe ao Sistema regras específicas por natureza que serão aplicadas no momento da digitação dos lançamentos. Através das preferências você poderá, por exemplo, manter os dados do lançamento anterior ou até sugerir conteúdos fixos para cada campo. A função de cada uma das opções é a seguinte:

Manter lançamento anterior – após gravar os dados do lançamento, ao invés de limpar a tela, o Sistema manterá sugeridos os campos que estiverem com esta opção selecionada, porém na seqüência de campos não existirá nenhuma alteração. Para os campos de números de documento será acrescentado 1 ao número do lançamento anterior quando se tratar da tela de lançamentos de saídas ou serviços prestados. – Manter lançamento anterior e desprezar seqüência – idem a opção anterior, porém na seqüência de campos este campo não será ativado.

Sugerir conteúdo – você pode informar ao Sistema um conteúdo fixo, que sempre deverá ser sugerido após selecionar a natureza no momento do lançamento. A seqüência de campos não sofrerá nenhuma alteração. – Sugerir conteúdo e desprezar seqüência – idem ao anterior, porém na seqüência de campos este campo não será ativado. – Desprezar seqüência – o Sistema irá ignorar este campo na seqüência dos campos na tela. – Nenhum – o Sistema continuará aplicando o tratamento default, ou seja, zerando o campo a cada novo lançamento.