Mais do que bem-estar: como nós garantimos uma segurança financeira aos colaboradores durante a crise

*Por Cláudia Rutzen, Diretora Administrativa da WK Sistemas:

A pandemia do novo coronavírus ainda não terminou, mas já deixou valiosas lições. Para os empresários, no âmbito dos negócios, acredito que uma das maiores seja a importância de um bom planejamento e de uma cultura organizacional forte.

Desde que as medidas de isolamento começaram a ser implementadas em Santa Catarina, a WK Sistemas, empresa da qual faço parte, sabia que precisava priorizar a equipe, já que atuar com ética, honestidade e respeito às pessoas sempre fez parte da nossa história e é um dos nossos valores. Por isso, nossos esforços foram concentrados em estabelecer uma comunicação ágil diante das incertezas do cenário de pandemia e possibilitar o máximo de segurança para os nossos colaboradores, sempre agindo de forma rápida diante das mudanças constantes que estamos enfrentando.

E nesse momento, mais do que nunca, foi possível ver o quanto os nossos valores realmente vão além do papel. Nós sempre tivemos uma gestão financeira extremamente responsável e eficiente, porque oferecemos ao mercado justamente soluções de gestão que permitem que as empresas gerenciem seus processos de maneira simples e seguras. Utilizar as ferramentas que oferecemos ao mercado também foi um facilitador que nos ajudou a continuar honrando nossos compromissos.

Foi através de um bom controle e acompanhamento das finanças que conseguimos flexibilizar e fazer os ajustes necessários no orçamento da empresa. Só assim foi possível tomar uma série de medidas para ajudar os nossos colaboradores, como assumir a responsabilidade de não demitir nenhum funcionário por redução de quadro, seguir adiantando o 13º salário para o mês de julho, permitir a possibilidade de alterar o benefício de refeição para alimentação (e vice-versa) e manter nossas tradicionais ações para datas comemorativas, que trouxeram um toque de cuidado e carinho extra para os dias difíceis.

Poder atravessar essa crise com uma certa tranquilidade nos deixa muito orgulhosos de saber que estamos trilhando o caminho certo. Por isso, o conselho que deixo é que as empresas busquem sempre manter o acompanhamento das finanças em dia, para conseguir avaliar as situações e fazer previsões para tomar as decisões mais acertadas e saudáveis para o negócio. Isso já é imprescindível mesmo sem crise, e certamente faz toda a diferença para passar por ela da melhor forma.