Gestão de compras: uma cotação de preços não envolve apenas “preço”

cotacao-de-precos-nao-envolve-apenas-precoA Gestão de Compras é uma atividade fundamental para o bom andamento das empresas influenciando no relacionamento com o mercado e, portanto, estando diretamente ligada à competitividade e ao sucesso das organizações.

Atualmente, a aquisição de produtos e serviços vem representando, cada vez mais, um fator decisivo nas atividades das empresas, pois sua correta condução pode gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros. É fato, então, que a Gestão de Compras tem assumido um papel estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos envolvidos, principalmente financeiros, eliminando-se a visão ultrapassada de uma área meramente burocrática e repetitiva e designada apenas a cumprir uma função restritamente operacional dentro das organizações.

Por que a gestão de compras é essencial?

Em tempos de alta competitividade, o profissional responsável pela Gestão de Compras tem sido, portanto, realmente essencial para a saúde financeira de toda e qualquer empresa, independente do seu porte ou segmento de atuação.

No setor de gestão de compras podem existir muitas dificuldades e barreiras que podem impedir uma gestão essencial e eficaz para a sua empresa e você precisa estar atenta a elas.

A análise detalhada para a aquisição de matérias-primas e suprimentos tem-se caracterizado, cada vez mais, como um amplo e complexo processo envolvendo diversos aspectos que chegam a envolver inúmeras áreas da empresa.

A cotação de preços e todos os aspectos ligados a este processo como, características tributárias, itens técnicos, questões financeiras, entre diversas outras informações, devem culminar na melhor escolha do produto/serviço e fornecedor para que o resultado final seja aumentar a produtividade, a qualidade do que se vende e/ou produz e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

O que envolve uma cotação de preço?

Uma cotação de preços envolve, de forma simples, o levantamento de preços em busca do melhor preço por produto/serviço e fornecedor. O processo revela, em diversas negociações, uma disparidade de preços e níveis de qualidade entre os produtos cotados. Por isso, é importante estar sempre atento as especificações técnicas e a todos os detalhes que possam influenciar no valor final como, por exemplo, o frete e o prazo de entrega.

A cotação de preços, como o nome sugere, não envolve apenas “preço”, mas um amplo conjunto de informações sobre o produto a ser comprado, como quantidade, quais os fornecedores que o vendem, qual o seu custo médio, enfim, diversos itens necessários para se fazer a tomada de preços junto ao fornecedor.
A empresa pode determinar que, as cotações de preços sejam automaticamente iniciadas após uma solicitação de compra, independente da área solicitante. As cotações, então, podem ser realizadas de “n” fornecedores para “n” produtos e, ao longo de todo o processo podem passar por diferentes situações, passando de “em andamento” à “encerradas”, podendo ser até mesmo “interrompidas” por não serem mais válidas, necessárias, entre outros motivos.

Como já mencionado a cotação de preços não trata apenas do produto, mas também do fornecedor. A qualificação do fornecedor, sendo este avaliado e julgado como vencedor ou eliminado deve levar em conta importantes aspectos que influenciam diretamente na compra do produto como, por exemplo, condição de pagamento, valor do frente, prazo e data de entrega, entre outros.

Uma cotação de preços eficaz, que prioriza a negociação dos melhores preços e condições de pagamento, mas não deixa de se preocupar com a qualidade dos produtos, tem influência direta sobre o desempenho dos negócios e lucratividade da empresa. Se os produtos são para consumo próprio, a cotação de preços significa diminuição de despesas e economia. Se, por sua vez, os produtos são destinados à comercialização e/ou produção, uma boa cotação de preços propicia uma margem de lucro mais flexível e, portanto, a possibilidade de negociar formas e prazos de pagamento, conceder ofertas e descontos no momento do repasse dos produtos ao cliente final. Quando a margem de lucro é estreita não há muito o que oferecer-lhes. Por isso, a cotação de preços é tão importante e tem influência direta no volume de vendas e na própria competitividade da empresa no mercado.

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