eSocial: auditor da Receita Federal esclarece boatos de extinção

O auditor fiscal da Receita Federal, Marcos Antônio Salustiano da Silva se pronunciou no dia 12 de junho, sobre boatos que envolvem a extinção do eSocial.

“Há uma boataria nesse sentido, inclusive em veículos da imprensa com circulação nacional, mas podemos afirmar categoricamente que no momento não há chance de extinção do eSocial”, afirma Salustiano, ao destacar que o prejuízo seria muito grande para o governo federal, que já investiu muitos milhões de reais na plataforma e para as empresas que desenvolveram e as que adquiriram softwares compatíveis com o sistema. “Por que o governo começaria do zero um projeto que iniciou-se em 2013 e está em fase final de implantação, jogaria fora 6 anos de desenvolvimento e de treinamento de todos os envolvidos?” indaga o auditor Salustiano, ao destacar que quase 80% dos trabalhadores brasileiros já estão inseridos na plataforma e agora em agosto a Caixa Econômica vai liberar a Guia do FGTS e em julho teremos 100% dos trabalhadores inseridos no eSocial.

Feito os esclarecimentos, o auditor afirmou que mudanças acontecerão nos próximos dias no que diz respeito ao cronograma de implantação de Segurança e Saúde do Trabalhador (SST), mas já destacou que não se espera alterações radicais, sendo que muitas informações seguem normas internacionais.

Para as empresas fica o alerta: “Os leiautes estão implementados, qualquer alteração no projeto irá impactar nos sistemas de Folha e mensageria do eSocial. O importante é saber que seu sistema está preparado para se adequar e ajudar você a enfrentar todas essas alterações”, orienta a especialista em eSocial da WK Sistemas, Raquel Mueller.

Fonte: SESCAPPR

Migração facilitada

A WK Sistemas está preparada para receber sua empresa com a nossa migração facilitada. Assista nosso vídeo e fale agora com nossos consultores para saber como migrar para uma solução simplificada um suporte que garante 97% de satisfação atestado pelos clientes.

Ainda tem dúvidas? Confira nosso artigo especial de migração.