Automatização do atendimento de requisições internas

RequisicaoInternaWKTão importante quanto uma boa gestão de estoque é conseguir atender e organizar as requisições internas demandadas pelas diversas áreas da empresa. Esta organização é fundamental para o crescimento e planejamento de toda e qualquer organização.

Com o crescimento da empresa é comum que essas requisições tenham, também, seu volume aumentado, gerando dificuldades quanto ao seu atendimento.

Perdas por falta de controle e priorização, prazos insuficientes, falta de produtos no estoque, entre outros, são apenas alguns dos problemas enfrentados.

Diante deste cenário, a decisão mais coerente é de que a empresa opte por uma reestruturação nesta área, passando a empregar melhor seus esforços internos, de forma a eliminar retrabalho, contratempos e, com isto, conseguindo atender as requisições em tempo hábil.

Processo para definir as requisições internas

As movimentações internas de materiais provenientes das requisições de entrada, saída, devolução e produção interna são de suma importância no processo de controle de estoque das empresas. Por isso, é imprescindível que estas requisições internas não sejam processos burocráticos, e que não representem entraves no dia a dia das atividades da organização.

Requisições internas devem ser feitas, portanto, de forma simples e, o mais importante, atendidas de forma rápida para que os diversos processos que tenham integração com o cliente direto não sejam afetados pelos trâmites e fatores internos na organização.

A sobrecarga, e seu atendimento em prazos inadequados, ou pior ainda, o seu não atendimento, pode ser atribuído a utilização de meios informais, como planilhas em poder de diversas pessoas, anotações feitas por telefone, solicitações através de e-mail e, até mesmo, conversas informais.

É fato que, diante de um crescente volume de requisições internas e, consequentemente, de informações, a empresa reconsidere seus processos e planeje investir em um software de gestão de estoque.

Como um software de gestão pode te ajudar

Um software de gestão de estoque é responsável por automatizar os diversos processos em torno de requisições internas e, desta forma, facilitar a gestão da empresa desde a demanda por recursos para consumo interno até suprimentos de materiais de manutenção, bem como reposição de mercadorias para atender as demandas comerciais e de insumos para as necessidades de produção.

Com a automatização das requisições internas, o fluxo de trabalho se tornará centralizado, organizado e transparente de forma que todos os envolvidos no processo sejam notificados a cada ação realizada. Não haverá mais esquecimentos ou perdas, pois todas estarão registradas e disponíveis para acompanhamento de todas as áreas da empresa, permitindo que qualquer pessoa, com a devida permissão, possa analisá-las e atendê-las.

Um software de gestão de estoque é capaz de realizar atendimentos de requisições internas de forma rápida e organizada, propiciando agilidade nos processos internos, o que por sua vez acaba impactando no atendimento aos clientes e no próprio crescimento da organização.

 

gestao-de-estoque-conhecer-para-transformar-face