Alerta Geral 2

CFOP muda dia 01/01/2003 ATENÇÃO…mas não em todos os Estados…

Contrariando o que já divulgamos, o Estado de São Paulo decidiu, nesta semana que não estará utilizando os CFOPs novos a partir de 01 de janeiro de 2003 (Conforme Coordenadoria da Administração Tributária-SP, comunicado CAT-72 de 16.12.02).

Como não houve uma unanimidade de posicionamento até agora, sugerimos antes de passar as instruções para seus clientes em relação ao CFOP que você confirme com a Secretaria da Fazenda de seu Estado ou do Estado onde você tem software implantado, se estarão utilizado o novo CFOP a partir de janeiro de 2003 ou não.

Esta situação nos obriga a ter alguns cuidados a mais. Para os estados que não aderirem a nova tabela de CFOP (até hoje SP): – Usuários do Liscal Devem usar a versão 3.8 do Liscal.

Se já foi atualizada a versão 4.0, deve-se então retornar para 3.8

– Usuários do Radar Devem atualizar a versão do Radar (liberado em 20/12/02). Alterar a data de início do uso do CFOP (Tela de propriedades do Radar Empresarial) para uma data futura, a ser confirmada pela SEFAZ, nos Estados que não aderirem ao uso do novo CFOP a partir de 01/01/2003.

– Usuários do Radar que utilizam o Comercial Se a empresa possuir matriz/filiais em estados diferentes e que os estados trabalhem com as tabelas diferentes, deve-se separar a base, deixando uma para cada estado.

– Usuários do Radar que não utilizam o Comercial e possuir MT Fiscal Se a empresa possuir matriz/filiais em estados diferentes e que os estados trabalhem com as tabelas diferentes, não precisam separar as bases, apenas colocar nas propriedades de cada filial a data de início de vigência do Ajuste SINIEF 7/2001.

Para os estados que aderiram Permanece a versão anterior do Radar para os usuários: * que não utilizam o Radar Comercial * e a versão 4.0 para os usuários do Liscal. * Devem atualizar a versão do Radar liberada hoje, 20/12/2002, apenas os usuários do Radar Comercial.

IMPORTANTE: Quem atualizar a versão do Radar, deve confirmar nas propriedades do Radar Empresarial e MT Fiscal a data do início de uso do novo CFOP. Veja instruções para conversão do CFOP com a nossa Revenda.