WK Sped Contábil – SPED e ECD (Escrituração Contábil Digital)

O WK Sped Contábil é um componente do sistema Radar que atende a IN (Instrução Normativa) RFB 787 de 19 de novembro de 2007, publicada em 20/11/2007, onde fica instituída a ECD (Escrituração Contábil Digital) para fins fiscais e previdenciários, substituindo a necessidade de impressão dos livros Diário e Razão. Oficialmente a entrega deste arquivo digital deverá ocorrer apenas em 2009, referente ao exercício fiscal de 2008. No entanto, existem alguns casos específicos onde a apresentação do mesmo pode ser solicitada ainda durante o próprio exercício de 2008.

 

O arquivo gerado através do WK Sped Contábil busca informações diretamente no Radar Contábil e, depois de gerado deve ser validado e assinado digitalmente pelo PVA (Programa Validador e Assinador), a ser disponibilizado na página da Receita Federal. Nota: até a presente data (março/2008) ainda não se encontrava disponível no site.

 

O WK Sped Contábil gera somente os registros obrigatórios da composição da forma de escrituração do tipo “G” – Livro Diário (completo, sem escrituração auxiliar). Não serão gerados os registros/informações considerados facultativos como, por exemplo, registro (J100) do Balanço Patrimonial.

 

Como no Radar Contábil existe a possibilidade de lançar vários centros de custos para um mesmo lançamento, não será possível gerar informações de centros de custos através do WK Sped Contábil, pois os registros da IN 787 prevêem somente um centro de custo para cada lançamento. Inclusive o registro (I100), referente à tabela de centros de custos é facultativo.

 

O acesso ao componente WK Sped Contábil somente será permitido para usuários cadastrados no Radar Empresarial com permissão “Supervisor”. Também serão geradas informações (saldos e lançamentos) de acordo com as Filiais ativas para o usuário que for executar este processo, portanto, a forma de escrituração será sempre centralizada na matriz.

 

Veja como gerar o arquivo:

 

1) Execute o programa WKSpedContabil.exe (Download Abaixo) localizado em C:WKRadarPgmsRadarWKSpedContabil.exe e será apresentada a tela de Empresa para você escolher a base de dados. Em seguida é apresentada a tela Usuário para você informar o usuário “Supervisor”.

 

2) Na tela WK Sped Contábil informe os seguintes dados:

 

a) Arquivo: informe o local e nome do arquivo a ser gerado. Este arquivo deverá ser validado e enviado para a RFB (Receita Federal do Brasil). Ex.: IN_ECD2008.txt

 

b) Período: informe o período Inicial e Final para a geração das informações de saldos e lançamentos. Ex.: 01/01/08 – 31/12/08

 

c) Livro: informe o Número de ordem e a Natureza do livro (finalidade). Estas informações serão utilizadas no Termo de Abertura (I030) e Encerramento (J900). Ex.: 12 – IN_ECD2008

 

d) Histórico de encerramento: informe ou selecione (F4) o código de histórico já cadastrado no Radar Contábil. Ele foi utilizado para fazer o zeramento das contas de Receitas e Despesas e para identificar no registro de lançamentos (I200), quais são os lançamentos de encerramento. Ex.: 1082 – Zeramento de Resultados.

 

e) Código da assinante: informe o código da qualificação do assinante, conforme tabela do DNRC (Departamento Nacional de Registro do Comércio). Esta informação será colocada no registro (J930), referente ao signatário da escrituração. As demais informações sobre o signatário serão obtidas diretamente do cadastro de Empresa/Filiais – Contabilista do Radar Contábil. Ex.: 102.

 

f) OK/Cancelar: confirme a geração do arquivo clicando no botão OK. Se desejar abandonar a tela sem gerar as informações, clique no botão Cancelar.

DOWNLOADPara realizar o download do WK Sped Contábil, clique aqui.