WK Sistemas participou do The Developers Conference 2014

A WK Sistemas participou do evento “The Developer’s Conference 2014”, no Oceania Convention Center, Praia dos Ingleses, em Florianópolis/SC. O TDC, com duração de 4 dias, de 15 até 18/05, abrangeu 21 trilhas e 147 palestras.

A WK Sistemas participou da trilha de “Análise de Negócios”. Esta trilha em específico possibilitou entender a estrutura, as políticas e operações de uma organização e recomendar soluções para que esta atinja seus objetivos. Seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios vem cada vez mais contribuindo para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software. É sob a análise destes temas, com palestras instrutivas e casos de sucesso e fracasso, que esta trilha reuniu quem se desafia a conceber soluções de software para problemas do dia a dia de indivíduos e organizações.
 
Ondina Posselt comenta de forma simplificada que, no desenvolvimento de software, o seu papel como Analista de Negócios da WK Sistemas está em entender as necessidades dos clientes, projetar soluções para estas necessidades e traduzi-las à equipe de desenvolvimento. Segundo Ondina, a trilha de Análise de Negócio foi a mais concorrida da conferência. “Isto demonstra a necessidade de troca de experiências nesta área de atuação, devido à complexidade das atividades, mas principalmente pelas características do profissional, que precisa ser dinâmico, visionário e até ‘transgressor’, trazendo em suas soluções algo inovador e além daquilo que o usuário entenderia como solução para seus problemas. O usuário tende a solicitar uma ‘furadeira’ quando, na verdade, o que precisa é de um furo. Para fazer este furo podem existir mil alternativas e o segredo está em entender o problema original e enxergar as possibilidades, escolhendo a que melhor se aplica ao contexto custo/benefício.”
 
Já para Alyssandra Ruggiero, que também atua na área de desenvolvimento de software da WK Sistemas, a primeira experiência no TDC foi extremamente positiva: “A troca de experiências e o network que temos a oportunidade de fazer foi incrível. A trilha de Análise de Negócios com certeza me ajudou a entender a importância do papel deste profissional para o sucesso do produto e que este deve estar presente em todas as fases do processo de desenvolvimento do software. Focar na tarefa, e não na função do produto! Esta frase, dita por João Papo, na palestra ‘Product Hacks: como criar produtos que fisgam usuários e que eles amam’, me chamou a atenção sobre o quanto o foco dado pelo analista pode mudar o desenvolvimento, e a qualidade, do software.


– WK Sistemas (Alyssandra e Ondina) no TDC em Florianópolis/SC –