WK Sistemas participa de palestra sobre ITG 1000

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), sr. Adilson Cordeiro, esteve presente no Sescon Blumenau no início da semana (dia 8) para um café da manhã aberto aos profissionais associados à entidade e palestra sobre a ITG 1000.

Adilson Cordeiro palestrou para cerca de 50 profissionais presentes no auditório do Sescon Blumenau. O foco da palestra foi a resolução 1.418/2012 (ITG 1000), modelo contábil focado para microempresas e empresas de pequeno porte. Este modelo contábil optativo é uma versão resumida focada em empresas que faturam até R$ 3,6 milhões/ano.

É muito importante conscientizar o setor contábil sobre a importância destas resoluções. Temos que dar amplitude para estes conhecimentos teóricos também. No caso do ITG 1000 são quase cinco mil páginas resumidas em 13. É necessário muito conhecimento para poder aplicar a norma corretamente”, comentou Adilson Cordeiro.

A contadora da WK Sistemas, Graziele França, que esteve presente no encontro, acredita que a aplicação das novas normas exige a divisão de esforços e também de responsabilidades dos gestores das empresas e profissionais da área contábil: “O volume de informações crescente tem demandado uma atenção muito maior dos profissionais da área. A falta de clareza das informações tem gerado dúvidas e diferentes interpretações no meio contábil. Palestras como esta promovida pelo Sescon, treinamentos específicos, workshops, debates em grupo e até mesmo a contratação de consultorias pontuais e especializadas são boas opções  para quem deseja ser o mais coerente possível no exercício de sua profissão. Sem dúvida, o preparo do profissional contábil e a responsabilidade dos administradores das empresas tem sido cada vez mais decisivos na correta aplicação das normas.