WK Sistemas participa de evento no SESCON Blumenau

A WK Sistemas participou do Café da Manhã “DECORE – Como preencher corretamente Balanço Patrimonial, Notas Explicativas e ITG 2000 – Formalidades da Escrituração Contábil.” O evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau (SESCON) aconteceu dia 28 de Maio, na própria sede do SESCON, em Blumenau/SC e reuniu um seleto público preocupado com a qualidade das informações contábeis.
 
Graziele França, contadora da WK Sistemas, participou do evento, registrando sua impressão sobre as informações passadas: “Dentre os assuntos abordados destaco as informações obtidas sobre a ITG 2000 que estabelece critérios e procedimentos sobre a escrituração contábil. O palestrante abordou sobre a documentação hábil que comprova os lançamentos contábeis da empresa. Essa documentação compreende todos os documentos, livros, papéis, registros e outras peças, de origem interna ou externa, que apoiam ou componham a escrituração.”
 
A ITG 2000 (Interpretação Técnica Geral), aprovada pela Resolução CFC 1.330/11 em seu item 27 diz que: “A documentação contábil é hábil quando revestida das características intrínsecas ou extrínsecas essenciais, definidas na legislação, na técnica-contábil ou aceitas pelos ‘usos e costumes’”.
 
“Foi abordado também, sobre as demonstrações contábeis a serem apresentadas de acordo com o modelo de contabilidade, IFRS Full, IFRS de PME (Pequenas e Médias Empresas) e o IFRS de ME e EPP (Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte). Além dos assuntos tratados no café contábil a troca de experiências entre os colegas de profissão foi muito produtiva”, finaliza Graziele.