WK Sistemas participa de curso eSocial promovido pelo Sescon

A WK Sistemas participou ontem, no dia 24 de março, do curso “eSocial (SPED-Folha) e DCTF-Prev.: como preparar-se para a nova obrigação trabalhista e previdenciária”, promovido pelo SESCON de Blumenau.

O objetivo do curso foi orientar as empresas, contabilidades, órgãos de administração pública sobre o e-Social e as medidas imediatas que as empresas devem tomar para cumprir as demandas do projeto.
 
A instrutora Zenaide Carvalho enfatizou 4 tópicos importantes com relação ao e-Social:

  1. Laudos da empresa – tais como PPRA/ PCMSO devem ser atualizados anualmente. As empresas devem atentar para as informações do EPI/EPC, atividades insalubres, descrição das atividades, entre outros itens.
  2. Admissões e desligamentos – assim como férias e seus pagamentos, lembrando que as empresas devem rever suas práticas.
  3. Estagiários – atentar para o fato do supervisor do estágio ter formação na área do estágio.
  4. Tributação e incidências –  analisar como estão configuradas as rubricas pagas aos empregados  (as “incidências”). Deve ser realizada uma análise na tabela de rubricas da empresa. 

Zenaide também lembrou que o e-Social não está criando nenhuma nova lei trabalhista, apenas está exigindo o cumprimento das leis atuais.
 
SOLUÇÃO WK eSOCIAL
Estão sendo implementados no Radar Folha recursos para cumprimento das exigências do e-Social. O Radar Folha  já atende a parte de Medicina do Trabalho com campos disponíveis para cadastramento e controle de exames e atestados. Assim como as informações de estagiário, com aba especifica para empregado estagiário. A equipe de desenvolvimento do Radar Folha vem trabalhando na liberação de informações para o eSocial desde outubro/2012 e a Solução WK atenderá 100% o eSocial.
 
Apesar do prazo ter sido prorrogado, Raquel Mueller, Analista de Negócios do Radar Folha, alerta para a abrangência do projeto: “O e-Social engloba muitas informações e o momento requer análise por parte das empresas, revisão de processos e rotinas trabalhistas, treinamento dos colaboradores e avaliação das informações cadastradas no software. É importante responder à pergunta: todos os campos estão devidamente preenchidos?

Segundo Elaine Antunes, Suporte Técnico do Radar Folha/Ponto, “o curso foi muito produtivo, com análises de tabelas do último leiaute disponibilizado pela Receita Federal verificando informações que deverão ser preenchidas possibilitando aos participantes uma noção mais clara do que deve ser apresentado ao eSocial”.

QUER FICAR POR DENTRO DO eSOCIAL?


 

Participe do Momento WK “eSocial. Você e sua empresa estão preparados?” com a Dra. Tânia Gurgel, uma das maiores especialistas em eSocial do Brasil.

Para mais informações, clique nos links abaixo. As vagas são limitadas!