WK Sistemas participa de Conferência eSocial promovida pelo CRCSC

A “Conferência eSocial – Uma Nova Era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo” que aconteceu no dia 15 de agosto, no SESCON de Blumenau/SC, disseminou informações sobre o projeto eSocial, tendo como público-alvo, empregadores e profissionais contábeis.
 
O evento faz parte do Projeto “Educação Continuada” e foi promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Caixa Econômica Federal (CEF), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ministério da Previdência Social (MPS), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
 
Dentre os conteúdos apresentados, os participantes conferiram conceitos, cenários, objetivos, legislação, cronograma, infraestrutura tecnológica, forma de prestação e retificação das informações, reflexos e qualificação cadastral.

A novidade do evento se deu por parte da CEF que abordou a nova ferramenta de Qualificação Cadastral (Cadastramento de NIS) que tem como finalidade agilizar o processo de cadastramento de PIS para trabalhadores que ainda não o possuem e eliminar eventuais divergências que podem existir no cadastro de um empregado que já possui o número.
 
Os palestrantes alertaram sobre a importância de saneamento das informações que, apesar da data de entrada em vigor ter sido prorrogada, as empresas devem se preocupar e conferir os cadastros, rever sua cultura e seus processos para que, no momento em que a obrigatoriedade chegar, tudo esteja alinhado, tornando o processo ainda mais tranquilo.
 

A Conferência eSocial foi conduzida por profissionais diretamente envolvidos com o projeto, portanto, muito seguros das informações repassadas. Foram apresentados uma visão geral sobre o eSocial, desde o que é, quais os objetivos, quem são os envolvidos até uma demonstração do cenário atual e como ficará com o eSocial. Foi enfatizado que o eSocial é um projeto que veio com o intuito de preservar/garantir os direitos dos trabalhadores e unificar as informações repassadas aos órgãos do Governo. E, ao final do evento, os participantes ainda tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com representantes da Caixa Econômica, INSS, Ministério do Trabalho e Receita Federal”, comenta Tairine, Assistente de Qualidade da WK Sistemas.

Em eventos como este temos a oportunidade de conhecer as novidades e alterações que envolvem esse projeto tão complexo. Estamos aguardando a publicação do leiaute oficial, mas muito trabalho já pode ser feito pois nestes eventos temos acesso as informações que serão aplicadas diretamente na Solução WK. É importante que as empresas também façam a sua parte, que revisem seus processos, capacitem seus colaboradores e que se envolvam, desta forma estarão melhor preparadas quando o projeto entrar efetivamente em vigor“, comenta Sheyla, Analista de Qualidade do Radar Folha/Ponto.