WK Sistemas adota Agile como metodologia de desenvolvimento de software

A WK Sistemas, desenvolvedora de software contábil, fiscal e ERP com sede em Blumenau/SC, deu início à implantação do WK Agile, um programa interno voltado ao desenvolvimento de software. A empresa utilizou a  metodologia Scrum como base para a formatação da nova cultura organizacional, que substitui o XP – Extreme Programming, utilizado há mais de oito anos. “Nosso objetivo é conciliar uma maior agilidade no desenvolvimento com respostas mais rápidas às demandas dos clientes, buscando níveis avançados de entrosamento entre as equipes”, informa Werner Keske, diretor presidente da empresa.

Para implantar a nova metodologia, a WK enviou aos EUA uma equipe de três pessoas, que participaram de 28 conferências especializadas durante cinco dias, obtendo certificações de Certified ScrumMaster e Agile Testing Practices.

Metodologias geralmente são engessadas e precisam ser adaptadas à realidade de cada empresa. O programa WK Agile vem sendo implementado dentro de princípios afinados com o contexto mercadológico e cultural em que a WK se insere”, explica Keske. “Foram organizadas equipes internas encarregadas de avaliar e propor novas práticas de gerenciamento, com o objetivo de alcançar maior produtividade no desenvolvimento e atendimento a clientes”, complementa.

Princípios Agile
O programa WK Agile vem sendo desenvolvido e implantado a partir de princípios. Entre eles estão a satisfação do cliente através de entregas antecipadas e contínuas de software com valor agregado e adoção de controles que proporcionem um diferencial competitivo para a empresa.

Estão previstas também acelerações nas entregas de software, entrosamento entre equipes de negócios e de desenvolvedores, motivação individual e métodos mais eficientes no tráfego de informações e comunicações.

Outros princípios compreendem ações sustentáveis de desenvolvimento, atenção contínua à excelência técnica, emprego das melhores arquiteturas e ações para o fortalecimento do espírito de equipe.

Temos como objetivo priorizar indivíduos e interações ao invés de processos e ferramentas”, enfatiza Keske. “O WK Agile busca diferenciais como a colaboração do cliente, bem como responder à mudança ao invés de seguir um plano. O segredo está na interação e na flexibilização”.

Metodologias
Nos últimos oito anos, a WK Sistemas utilizou a metodologia XP – Extreme Programming em seus processos de desenvolvimento de software. Nascida nos Estados Unidos ao final dos anos 90 e adotada por empresas em diversas partes do mundo, a XP compreende um pequeno conjunto de valores, princípios e práticas que diferem substancialmente da forma tradicional de se desenvolver software.

O Scrum também surgiu na década de 90 e se diferencia por ser usado em trabalhos complexos, nos quais é impossível prever com exatidão tudo o que irá acontecer. O Scrum foi concebido especialmente para o desenvolvimento de software, mas pode ser utilizado em equipes de manutenção de software ou como uma abordagem geral de gerenciamento de projetos/programas.