WK lança ponto eletrônico com sistema biométrico

Radar Ponto agora conta com leitor de digitais para identificar usuário. Tecnologia inibe fraudes e aumenta segurança nas empresas.

A WK Sistemas, de Blumenau (SC), uma das principais produtoras brasileiras de softwares contábeis e de gestão, está lançando uma nova versão do Radar Ponto, sistema de automação de cartão ponto. A novidade está na possibilidade de administrar horários de entrada e saída de pessoal e gerenciar banco de horas a partir da biometria. Esta tecnologia permite identificar o colaborador com apenas um toque, a partir da leitura de suas digitais.

Com a chegada da biometria, a principal vantagem está no aumento considerável da segurança nos processos. Sua implantação confere ao sistema uma maior rapidez e conveniência, pois dispensa a memorização de códigos e senhas. Evita o transtorno da perda do cartão ou identificação pessoal. "A opção admite maior controle dos registros e impossibilita fraudes e, com isso, reduzindo custos", destaca Estanislau Mário Balzan, diretor de Marketing da WK.

Vantagens da biometria no Radar Ponto

  • Aumento considerável da segurança (somente o próprio usuário pode registrar seus horários de entrada/saída);
  • Privacidade (dos usuários e de suas informações pessoais);
  • Conveniência (dispensa a memorização de códigos e senhas);
  • Não refutação (transações baseadas em informações biométricas dificilmente são contestadas ou colocadas em dúvida);
  • Redução de custos (devido, sobretudo, à redução das fraudes);
  • Evita perda da identificação (identificadores externos como, por exemplo, cartões magnéticos, podem ser perdidos);
  • Elimina os contratempos relacionados à utilização/memorização de senhas (senhas são facilmente esquecidas, e anotadas em pequenos papéis, que são facilmente perdidos);
  • Características biométricas fazem parte da pessoa (nenhuma medida ou esforço adicional precisa ser feito para que seja possível utilizá-las).

Características técnicas

O Radar Ponto agiliza ainda a apuração dos registros de entradas e saídas de empregados, além do tradicional levantamento de horas trabalhadas feito pelo departamento de RH. A partir da versão 4.13, o sistema já traz todas as vantagens da biometria. O sistema está apto a trabalhar com os leitores fornecidos pela Nitigen, compatível com os modelos Hamster I e II, além de FDU04, FingKey Mouse I e II.

Sobre a biometria

A tecnologia com base na biometria revolucionou a identificação e a autenticação de pessoas. As possibilidades de utilização são muitas e bastante variadas. As aplicações vão desde aeroportos, com a criação de passaportes com dados biométricos até instituições de ensino, passando ainda pelos próprios supermercados e lojas. Serve também para controladores de entrada nas organizações e acesso aos transportes públicos.