WK disponibiliza processo 100% automatizado para uso da SEFAZ Virtual de Contingência (SVC)

Foi criado no final de 2013 o novo ambiente de autorização em contingência do Sistema NF-e denominado “SEFAZ Virtual de Contingência (SVC)”, apresentado pela nota técnica 2013/007.

Esta alternativa de emissão da NF-e em contingência, com transmissão da NF-e para a SEFAZ Virtual de Contingência (SVC), permite a impressão do DANFE em papel comum e sem haver a necessidade de transmissão da NF-e para SEFAZ de origem quando cessarem os problemas técnicos que impediam o uso do ambiente de autorização normal do contribuinte.

Diferentemente do Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN), esta modalidade de contingência não obriga o uso de série específica na NF-e (série 900-999), o que facilitará o uso dessa modalidade de contingência por parte das empresas.

Este ambiente está disponível em ambiente de homologação deste 1°/12/2013 e em ambiente de produção desde 03/01/2014.

A contingência do Serviço de Contingência do Ambiente Nacional (SCAN) existente atualmente conviverá, por um breve período de tempo, com esta nova modalidade, sendo desativada assim que as empresas migrarem para o uso do SVC, sendo prevista sua desativação até 30/06/2014.

SOLUÇÕES WK
A partir da versão 5.24 do ERP Radar Empresarial foi disponibilizada a contingência da NF-e SEFAZ Virtual de Contingência (SVC) possibilitando o envio totalmente automático da NF-e para o SVC quando não for possível a comunicação com o SEFAZ Autorizadora de Origem.

Darlene Wilke, analista de negócios das Soluções WK, comenta sobre o SEFAZ Virtual de Contingência (SVC):

“A criação da SEFAZ Virtual de Contingência (SVC) veio atender ao apelo já antigo das empresas com relação às atuais formas de contingência de autorização da NF-e. As formas atuais são eficientes, porém pouco usuais devido a utilizarem uma série específica ou o formulário de segurança para imprimir o DANFE. Isso causava inúmeros transtornos operacionais, como a existência de várias numerações de notas fiscais, problemas quando a nota autorizada no SCAN não era enviada ao ambiente de autorização normal de autorização, entre outros. Um fato muito curioso é que, em alguns casos, para evitar estes problemas operacionais, quando o ambiente de autorização normal estava fora de operação, as empresas simplesmente paravam o faturamento e esperavam o ambiente voltar para emitir a NF-e, pois o uso da contingência poderia causar problemas maiores ainda.

Com a criação da SEFAZ Virtual de Contingência (SVC) estes problemas não ocorrerão mais, pois todas as notas autorizadas pela SVC serão automaticamente disponibilizadas para o Ambiente Nacional da NF-e e, consequentemente, distribuídas para as SEFAZ envolvidas na operação. Segundo a própria nota técnica 2013/007, quando o ambiente de autorização normal da UF retornar ao seu funcionamento normal, os documentos autorizados no ambiente da SVC já constarão na sua base de dados

Trata-se de uma grande evolução na forma de contingência da NF-e. Em breve a contingência SCAN será desativada e o usuário poderá utilizar tanto a SEFAZ Autorizadora de Origem, quanto a SEFAZ Virtual de Contingência (SVC) de forma natural. Com certeza o recurso trará mais praticidade ao processo de autorização da NF-e, sendo este disponibilizado de forma 100% automatizada no ERP Radar Empresarial, isto é, sem a necessidade de qualquer intervenção do usuário.”