Você sabe o quanto sua empresa está preparada para se adaptar ao eSocial?

O eSocial é um tema que vem causando muitas interrogações na cabeça de empresários, administradores, sócios, acionistas, contadores, profissionais de RH, tributaristas e diversos outros profissionais de empresas de todos os portes e segmentos do Brasil.

Embora o tema esteja sendo amplamente debatido por diversas entidades e empresas prestadoras de consultoria e fornecedores de soluções, as dúvidas sobre o projeto, desde sua aplicação até suas consequências e direcionamento para implantação ainda são muitas. Os cronogramas são revisados periodicamente, as informações técnicas de leiautes, manuais de orientação e de operação ainda não foram oficialmente publicados, ou passam por revisões constantes, e esta frequente atualização causa incertezas por parte das empresas sobre o que de fato precisa ser feito de forma definitiva para adaptar-se ao projeto. Como então saber o quanto sua empresa está preparada para o eSocial?
 
É praticamente unânime a opinião dos especialistas em dizer que o eSocial nada mais é que a informatização da CLT, fazendo com que as normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho sejam aplicadas em sua íntegra conforme exatamente estão dispostas em lei, ou seja, o que está previsto no papel passará a vigorar de forma eletrônica, não permitindo mais a “interpretação” personalizada por parte de cada empresa.

Diante deste cenário e ainda considerando algumas novidades que serão implantadas com o eSocial que abrangem outras áreas de informação além da pagadoria e rotinas de RH, como contratação e prestação de serviços e mão de obra, as empresas precisarão rever seus processos administrativos de forma geral e isso poderá impactar diretamente em seus negócios, na sua forma de operação e até mesmo em seu caixa. Mas como saber o quanto sua empresa está preparada para encarar esta nova realidade de negócio que em menos de 1 ano alcançará mais de 7 milhões de empresas no Brasil sem que seu negócio seja prejudicado? A primeira resposta é simples: promover os ajustes necessários de acordo com as demandas do projeto. Mas o que precisa ser ajustado?
 
Diante de sua grande expertise adquirida com o desenvolvimento de soluções em sistemas para o eSocial, a WK Sistemas, software house de Blumenau/SC, desenvolveu uma ferramenta Web gratuita que ajuda as empresas a identificar seus gaps e conformidades em relação a adaptação ao eSocial. Segundo a empresa, este diagnóstico não tem a pretensão de substituir uma análise criteriosa do seu negócio para adaptação ao projeto, mas permite apontar de forma simples e objetiva pontos de atenção e, desta forma, auxiliar no desenvolvimento dos planos de ações necessários para iniciar um trabalho de adaptação ao eSocial. A ferramenta gera um resultado com um índice de conformidade da empresa e apresenta um relatório com orientações sobre os principais gaps e itens que de acordo com as respostas fornecidas pela empresa são considerados como conformes.

Segundo a analista de soluções para o eSocial Raquel Mueller, “o diagnóstico oferecido pela WK é um primeiro passo para as empresas fazerem uma autoanálise sobre sua situação identificando gargalos para a tomada das primeiras providências em busca de soluções visando diminuir ao máximo os impactos, riscos e surpresas com o projeto.

A ferramenta de diagnóstico desenvolvida pela WK Sistemas demonstra a preocupação da empresa em relação ao tema com o intuito de ajudar o mercado e seus clientes a se prepararem para um projeto tão amplo e complexo como o eSocial”, conclui Raquel Mueller.

Seguindo esta mesma linha, a WK Sistemas tem planejado liberar outras ferramentas de diagnóstico sobre outros temas. “Queremos com este projeto aplicar a missão da empresa na prática de forma ampla, que é fazer com que a informática seja útil às pessoas e promova o desenvolvimento das empresas”, reforça Marcio Tomelin, Gestor de Canais da WK.
                                                                     
Para realizar o Diagnóstico Empresarial WK eSocial, basta acessar o endereço wk.com.br/diagnostico/esocial. O Diagnóstico é totalmente gratuito e livre de burocracias. As informações são confidenciais e as perguntas são claras e objetivas, levando pouco tempo para serem respondidas. Além do resultado expresso através de um percentual de atendimento para adaptação aos requisitos do eSocial, os participantes terão listados todos os itens em conformidade, itens que demandam atenção e itens que demandam ação imediata. Enfim, um interessante resultado que, sendo avaliado por um profissional capacitado no assunto e associado a outras fontes de pesquisa e consultoria, pode identificar com mais profundidade, e de forma personalizada, as demandas e os requisitos do eSocial para a empresa.
 
SOLUÇÃO WK PARA O eSOCIAL
A Solução WK para o eSocial é contemplada em um único módulo, eliminando a necessidade da empresa ter que investir em aquisição, implantação, treinamentos e contratos em vários sistemas ou serviços para atender por completo o eSocial. A Solução WK, através do Radar Folha, abrange desde a pagadoria até medicina e segurança, jurídico, terceiros, entre outros, contemplando as necessidades de informações de todos os blocos e campos dos arquivos magnéticos do eSocial.
 
O Radar Folha conta também com um verificador de inconsistências que mostra campos obrigatórios para o eSocial que não estão preenchidos, tanto em telas de cadastros, como em movimentos diários. Além disso, o sistema gerencia também os registros enviados ao fisco, apresentando em tela o status de pendência para os registros não enviados, emitindo alertas automáticos próximo ao prazo de envio. O eSocial não disponibilizará um prévio validador de arquivos antes do seu envio, a solução da WK Sistemas dispõe deste validador para garantir à empresa maior integridade às informações que serão transmitidas ao Fisco.
 
QUER FICAR POR DENTRO DO eSOCIAL?


 

Participe do Momento WK “eSocial. Você e sua empresa estão preparados?” com a Dra. Tânia Gurgel, uma das maiores especialistas em eSocial do Brasil.

Para mais informações, clique nos links abaixo. As vagas são limitadas!