Você sabe a diferença entre rentabilidade e lucratividade?

Embora rentabilidade e lucratividade tenham conceitos bem distintos, é muito comum as pessoas ainda se confundirem ao lidar com eles. Um exemplo clássico ocorre quando, em apresentações para a equipe ou mesmo para possíveis clientes ou investidores, um gestor fala da rentabilidade da sua indústria quando, na verdade, está se referindo à sua lucratividade. Ou o contrário. Complicou? Calma, pois é justamente devido à importância de cada termo para o bom funcionamento do negócio que, neste artigo, vamos apresentar suas definições e mostrar como, a partir delas, você pode aproveitar ótimas oportunidades para fazer sua empresa crescer no momento certo.

Rentabilidade

A rentabilidade nada mais é do que o percentual de retorno do investimento realizado na indústria. Ou seja, é a partir desse indicador que você consegue enxergar se o seu negócio está ou não atingindo os objetivos de longo prazo que foram estabelecidos e se há uma recuperação do que se está investindo. Para calcular é bem simples: basta dividir o lucro líquido pelo capital investido e multiplicar por 100, assim como está descrito na fórmula abaixo:

Desse modo, é possível compreender o rumo que a sua indústria está seguindo e, a partir daí, tomar decisões para melhorar ou até mesmo manter o fluxo de processos adotado para fazê-la crescer cada vez mais. Além disso, vale lembrar que a rentabilidade é uma característica que desperta o interesse de investidores. Então, para a sua indústria ser considerada rentável, a receita dela deve ser maior que seus custos fixos e despesas.

Lucratividade

Já para entendermos o que é a lucratividade, antes de mais nada precisamos saber o que é lucro. O lucro, de forma resumida, é resultado da receita de vendas menos as deduções (impostos, devoluções e abatimentos), despesas e custos, sem esquecer, é claro, dos tributos federais (IRPJ e CSLL). Sendo assim, a lucratividade é dada em percentual e indica o ganho obtido sobre as vendas realizadas. Para calculá-la é tão fácil quanto calcular a rentabilidade. Veja só:

Com esse valor em mãos, você consegue saber se as vendas estão sendo suficientes para pagar todas as despesas e, ainda, gerar lucro. É importante destacarmos que o cálculo da lucratividade serve, principalmente, para saber se vale a pena realizar um novo investimento no negócio ou se está na hora de mudar de estratégia para alcançar com mais eficiência os seus objetivos.

Como aumentar a rentabilidade e a lucratividade da sua indústria

Não há dúvidas de que a rentabilidade e a lucratividade estão ligadas aos resultados financeiros da sua empresa, claro. Afinal, se um produto fica muito tempo parado no estoque, a sua rentabilidade pode ficar comprometida. Já os ganhos com as vendas vão sempre dizer algo a respeito da sua lucratividade. Então, fazer um acompanhamento financeiro bem de perto é essencial para ficar de olho nessas questões e tomar providências antes de um grande problema surgir. Por isso, é primordial contar com um sistema ERP que contemple rotinas e ferramentas de custeio industrial, pois elas são capazes de garantir uma gestão de custos simplificada e eficiente.

A WK Sistemas pode ser a sua grande aliada na conquista dessas vantagens. Com o ERP Radar Empresarial voltado às necessidades da indústria, por exemplo, você integra as áreas do seu negócio, tendo um panorama de tudo o que ocorre diariamente. Assim, é possível analisar todos os dados, verificar com efetividade se um investimento trouxe ou não um retorno satisfatório e se as vendas estão trazendo o lucro esperado, ou se há a necessidade de tomar alguma atitude para alavancá-las.

O sistema ainda reúne as melhores práticas de mercado em um conjunto de ferramentas e tecnologias que permitem às indústrias saberem quais são seus custos diretos, indiretos, fixos e variáveis de todo o seu processo produtivo, assim como as despesas relacionadas ao processo de comercialização dos produtos. Dessa forma, fica mais fácil controlar tudo que acontece na sua empresa. Como consequência, você ganha tempo para se dedicar às questões estratégicas do seu negócio, trabalhando para aumentar tanto a lucratividade quanto a rentabilidade dele.

E então, que tal contar com todo o apoio de um software ERP? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar você a garantir os melhores resultados para a sua indústria!