Veja por que a rastreabilidade na indústria química é importante

A rastreabilidade na indústria química é mais do que uma obrigatoriedade (como é para a indústria farmacêutica, por exemplo): é uma necessidade, uma garantia da qualidade e do profissionalismo da empresa. Por isso é tão importante estar atento a este cuidado, até porque, sem ele, há mais dificuldade para entender e solucionar eventuais problemas que possam vir a acontecer com o seu produto.

E essa preocupação é necessária porque a indústria química tem uma particularidade: um erro nos produtos vindos deste setor pode atingir de maneira bastante grave a vida das pessoas, como já mencionamos aqui no blog. Imagine um defensivo agrícola fora das especificações legais! Ele pode causar danos irreversíveis à saúde daqueles que consumirem os alimentos cultivados à base desse produto.

Em relação aos cosméticos, eles podem causar prejuízos diretos. E medicamentos podem não trazer os efeitos desejados ou mesmo, no pior dos casos, agir de maneira inversa ao que era esperado. Portanto, ter uma maneira de saber exatamente de onde veio a matéria-prima, como ela veio, como ocorreu a produção, como foi o processo logístico e como e quando o produto foi recebido é essencial para reduzir custos, prever e evitar danos.

A redução de custos está associada à responsabilização da sua empresa em relação a eventualidades. Pense que, por exemplo, o cliente acuse o seu produto de não estar dentro das especificações esperadas. Ao consultar as informações de rastreamento, percebe-se que não houve falhas e que o erro foi justamente do cliente no processo de armazenamento. Sem essa rastreabilidade na indústria química, poderia ser mais difícil comprovar e a empresa teria que substituir o lote, com enorme prejuízo.

Durante o processo de fabricação, a rastreabilidade na indústria química pode identificar uma falha antes da finalização do lote, resolvendo a tempo um problema que poderia tomar uma proporção bem maior mais tarde. E o melhor é que, rastreando, é possível saber exatamente de onde veio o problema: se da matéria-prima, do estoque, por uma falha no maquinário ou um erro humano.

O que é a rastreabilidade na indústria química

Mas vamos falar de definições para entender com o quê estamos lidando. A rastreabilidade é um cuidado capaz de traçar um histórico de determinado produto, desde a matéria-prima até sua finalização. Ele permite saber em quais circunstâncias determinado produto foi fabricado para corrigir erros, apontar melhorias e identificar acertos, além de conhecer todos os envolvidos no processo de produção.

Trata-se de um item obrigatório para a obtenção da ISO 9001 e que impacta positivamente na eficiência dos processos como um todo, do controle de estoque ao despacho. Para isso, é essencial que a empresa tenha um olhar atento e próximo sobre a produção, o que exige, logicamente, um sistema informatizado, capaz de controlar o excesso de papéis e permitir um gerenciamento adequado das informações.

A rastreabilidade ainda permite planejar melhorias no processo, conhecer o nível de produtividade, transmitir mais confiança aos clientes e ter mais segurança em relação aos fornecedores. Em relação ao estoque, a rastreabilidade contribui para gerar compras otimizadas e assertivas de acordo com as reais necessidades da produção.

Neste processo, um sistema ERP é indispensável, porque ele garante que não haja erros no recebimento das matérias-primas, evita confusões no processo logístico interno e realiza os registros de apontamento da produção com exatidão. Afinal, de nada adianta se preocupar com a rastreabilidade se as informações não forem corretas ou estiverem desencontradas.

Sendo assim, um ERP permite que se automatizem todos esses processos internos de modo que a rastreabilidade na indústria química ocorra com eficácia. E nesse sentido, a integração dos dados é essencial, porque é essa visão geral que permite que se identifique exatamente onde está a informação necessária, em casos de verificação de não conformidades, por exemplo.

Além disso, um bom ERP permite ter acesso a esses dados de maneira ágil e confiável. É muito mais prático do que acessar planilhas ou anotações manuais e muito mais seguro do que confiar em opções não automatizadas, não é verdade? Por outro lado, é importante que o software seja personalizável à necessidade da sua empresa para atender plenamente às características individuais que ela tem.

O Radar Empresarial, da WK Sistemas, é o ERP ideal para garantir a rastreabilidade na indústria química com personalização total e ainda os melhores recursos para um controle mais preciso dos processos da empresa. O sistema garante a possibilidade de rastrear os materiais dos fornecedores por lotes de compras e da mercadoria adquirida pelos clientes por lotes de vendas. O resultado é que a origem e o destino podem ser facilmente identificados.

Portanto, se você precisa de algum suporte para garantir a rastreabilidade na sua indústria química, entre em contato conosco! E para entender melhor de que maneira um ERP de qualidade pode fazer a diferença nesses processos, baixe gratuitamente nosso e-book sobre este assunto. É só clicar na imagem abaixo: