Tudo pronto para o eSocial? Temos um canal exclusivo para ajudá-lo

Para quem acompanha de perto as notícias sobre o eSocial, cuja implantação foi anunciada em 2014, está perto de ver o projeto finalmente ter seu início. Programado para 1º de janeiro de 2018, não há nenhuma informação, e nem rumores, de que haja um novo adiamento da data ou grandes alterações na última versão do programa. Podemos dizer, então, que está tudo pronto para as empresas começarem a enviar, de forma unificada, as informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias dos seus funcionários para o Portal do eSocial.

Essa nova maneira de se relacionar com o governo e órgãos fiscalizadores vai gerar uma mudança cultural nas empresas, pois acabam as prestações de conta por meio de papel e a produção dos incontáveis relatórios. Com o eSocial, todas as informações serão enviadas, pela internet, para um único lugar, onde as entidades competentes poderão pegar os dados que precisam.

Dentro dessa mudança também entra uma revisão do trabalho interno nas empresas, já que a obrigatoriedade vai alterar práticas trabalhistas bem comuns no mundo empresarial, apesar de haver uma legislação bem clara em relação ao que deve ser feito e como. Aliás, falando nisso, é importante deixar claro que as leis trabalhistas não sofreram qualquer alteração por causa do eSocial. Um bom exemplo dessa adequação são os casos de admissão e demissão, que precisarão seguir à risca os prazos estipulados na lei.

Caso você não esteja acompanhando as movimentações sobre essa nova obrigatoriedade, ainda há tempo para conhecer, tirar dúvidas e deixar sua empresa pronta para o início do eSocial. O primeiro passo é verificar o cronograma de implantação para saber quando a obrigatoriedade passa a valer para o seu negócio. Para empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões, o novo formato de prestação de contas inicia em 1º de janeiro de 2018. Para todas as outras, a data é 1º de julho de 2018.

Deixe tudo pronto para o eSocial

Aproveite este período pré-obrigatoriedade para fazer uma revisão dos seus processos internos, verificar se todas as informações necessárias para o início do eSocial estão prontas e treinar a equipe para usar o sistema. É possível, inclusive, testar o programa. Desde 1º de agosto, está liberado para um ambiente de testes para as empresas de adaptarem ao sistema e ajudarem o governo a verificar possíveis falhas e necessidade de aperfeiçoamento. Ele pode ser usado até 31 de dezembro de 2017.

O que não pode ser esquecido de forma alguma é que o eSocial é uma obrigatoriedade que atinge todas as empresas, independentemente do porte ou do segmento de atuação. Por isso, quanto mais você souber do assunto e antes começar a se preparar, melhor será para o seu negócio. Aqui na WK Sistemas, acompanhamos todo o desenvolvimento do projeto, suas atualizações e novidades e estamos preparados para ajudar você a encará-lo da melhor forma possível.

O ERP Radar Empresarial está sendo trabalhado e atualizado para ser o seu braço tecnológico no processo que envolve a obrigatoriedade. Além disso, nossa equipe desenvolveu um canal completo sobre o programa para auxiliar você com informações e dicas para uma transição tranquila e correta. Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e consultá-lo sempre que precisar: