SPED e Escrituração Contábil Digital é com a WK Sistemas!

SPED e Escrituração Contábil Digital é com a WK Sistemas!

 

Foi publicada em 20/11/2007, no Diário Oficial da União (DOU) a Instrução Normativa RFB no 787 de 19/11/2007 referente à Escrituração Contábil Digital (ECD), para fins fiscais e previdenciários.

 

Sendo assim, a WK Sistemas está empenhada em disponibilizar a versão digital dos livros “Diário”, “Razão”, “Balancete”, “Balanço” e “DRE” (Demonstração de Resultado do Exercício). E, o mais importante: fazer isto em tempo hábil para que todas as empresas possam se adequar a esta nova norma, com tranqüilidade e sem maiores transtornos.

 

A utilização dos livros digitais visa:

  • Economizar papel;
  • Baixar o custo da impressão dos livros;
  • Facilitar e obter maior produtividade nas auditorias;
  • Facilitar o compartilhamento e a troca de informações;
  • Minimizar a incidência de extravio de livros fiscais ocorrida em calamidades como, por exemplo, enchentes;
  • Diminuir o espaço físico para guarda dos livros fiscais. 

Ficam obrigadas a adotar a ECD:

 

·         Para 2008 – pessoas jurídicas sujeitas ao acompanhamento econômico-tributário (Portaria RFB 11.211) e com tributação do imposto de renda com base no lucro real.

 

·         Para 2009 – demais pessoas jurídicas sujeitas à tributação do imposto de renda com base no lucro real.

 

A entrega do ECD é facultativa às demais pessoas jurídicas com outra forma de tributação em qualquer período após 2008 e esta deve ocorrer sempre no ano posterior ao ano-calendário da referida escrituração.

 

Segundo informações obtidas através do site da Receita Federal, após a validação deste arquivo (pela Receita), as informações serão encaminhadas às Juntas Comerciais para a autenticação.

 

Esses arquivos digitais a serem disponibilizados pela WK Sistemas visam atender as exigências da Instrução Normativa RFB no 787, que pode ser consultada em detalhes no site da Receita Federal.