SPED: atenção para os Novos Projetos do Governo para 2011

Para quem acredita que o Sistema Público de Escrituração Digital se limita a geração das demonstrações contábeis, documentos fiscais e emissão de notas fiscais de forma eletrônica, o ano de 2011 reserva grandes surpresas.

 
Atualmente, as obrigações incorporadas à realidade das Empresas são a ECD (Escrituração Contábil Digital), EFD (Escrituração Fiscal Digital) e NF-e (Nota Fiscal Eletrônica). No entanto, os seguintes projetos abaixo já estão previstos:
 
 
PROJETOS
 
BRID
 
Tecnologia de Rádio Frequência, onde o Fisco pretende substituir o DANFE por um mecanismo eletrônico de rastreamento de toda e qualquer mercadoria comercializada e documentos fiscais em circulação no país.
 
PIS/COFINS
 
Escrituração Fiscal Digital das informações do PIS e COFINS, com lançamentos de créditos e débitos por documento fiscal, fazendo com que a Receita tenha acesso analítico ao cálculo destas contribuições.
 
EFD – Folha
 
Projeto da RFB, MPS e Ministério do Trabalho para transformar suas obrigações em informações digitais, na estrutura do SPED. Uma das grandes alterações será o uso do CPF e não mais do NIT.
 
E-Lalur
 
Geração do Livro de Apuração do Lucro Real de forma modernizada e totalmente digital, fornecendo subsídios mais concisos à Receita Federal no cruzamento de informações com as demais declarações.
 
P/3
 
Geração das informações do Livro de Controle de Produção e Estoques em formato digital assinado digitalmente, fornecendo informações sobre o consumo de matérias primas e alocação.
 
 

Com exceção do projeto BRID, existe a intenção por parte da Receita de já iniciar os demais projetos a partir de janeiro de 2011. Desta forma, ressaltamos cada vez mais a importância de uma automação completa e precisa dos processos e rotinas de toda a empresa. Estes projetos mapeiam cada uma das operações (compra de matéria-prima, consumo, funcionários que executaram as atividades, vendas, escriturações contábeis e fiscais, entre outras) e geram informações eletrônicas assinadas digitalmente.
 

IMPORTANTE
 
A WK Sistemas mantém seu compromisso em disponibilizar versões de suas soluções contemplando cada uma destas alterações legais. Lembramos que, nas negociações e apresentação de propostas, deve-se aproveitar para alertar destas obrigações e as vantagens de se investir no ERP Radar Empresarial, uma vez que, a WK Sistemas sempre priorizou o atendimento total das exigências legais impostas pelo Governo.