Soluções WK para Lean Manufacturing

O Dicionário Aurélio não tem uma definição que se encaixe exatamente ao “ENXUTO” de “LEAN Manufacturing”. Sendo assim, temos como melhores opções, as definições “Que não está molhado ou não tem umidade; seco” ou ainda “Diz-se do estilo literário elegante, sem excessos, sem derramamentos, sem redundâncias”.

Apropriando-se da definição atribuída a estilo literário podemos dizer que “Lean Manufacturing” ou “Produção Enxuta” é aquela que se preocupa, então, em não cometer excessos ou redundâncias, tendo como foco principal o encurtamento do tempo entre o pedido do cliente e o envio do produto pela fábrica. Segundo Hélio da Silva Jr., analista de negócios da solução Radar Custos da WK Sistemas, “seguindo essa filosofia, o gestor deve buscar a eliminação de todas as operações que não agregam valor aos seus produtos, ou seja, eliminar tudo aquilo que gera custos dos quais os clientes não desejam pagar”.

O Lean Manufacturing pressupõe uma série de objetivos, tais como a fabricação dos produtos em menor tempo, a qualidade elevada destes produtos, o baixo custo, a utilização de técnicas apropriadas, a melhoria do fluxo de fabricação e, ainda, a eliminação de desperdícios.

Além destas premissas, a Produção Enxuta preocupa-se com todos os aspectos da produção que agregam e não agregam valor ao produto final. “Com toda a certeza, nós consumidores de uma infinidade de produtos e serviços desejamos pagar apenas por coisas das quais conseguimos perceber valor. Queremos pagar pela tecnologia e qualidade do produto e não pela ineficiência e erros que ocorrem nos processos de nossos fornecedores”, comenta Hélio.

Todos os itens que não agregam valor ao produto e que, com toda a certeza, o consumidor não percebe e não está disposto a pagar, são lançados como desperdícios. Desperdícios de matéria-prima, materiais, mão-de-obra, tempo, dinheiro, pessoas e muito mais. Produção antecipada, produção excessiva ou rápida demais, tamanho inadequados dos lote, movimentações desnecessárias e/ou repetitivas de pessoas ou peças que não agregam valor, processos falhos, complicados ou, ainda, mal otimizados, armazenamento de materiais defeituosos, mão de obra não qualificada ou mal treinada, armazenamento excessivo de produtos e, com isto, ocupação de grandes espaços, são alguns exemplos comuns de desperdícios e, em outras palavras, custos.

SOLUÇÕES WK

A WK Sistemas contempla em seu ERP uma série de ferramentas que auxiliam os gestores na detecção das possíveis fontes de desperdícios.  Dentre elas encontramos o Radar Custos que é uma poderosa aliada na análise de como estão sendo consumidos os esforços e recursos da empresa. Segundo Hélio, “O Radar Custos considera todos os custos e despesas da indústria a partir da integração precisa entre as informações contábeis e àquelas oriundas da produção. Com base nessas informações, os gestores conseguem gerar os preços de venda dos produtos, analisá-los e compará-los aos praticados pelos seus concorrentes. Além disso é possível identificar os produtos geradores das melhores margens de lucro e aqueles que podem vir a sair de linha de produção devido ao baixo retorno”.

O ERP Radar Empresarial da WK Sistemas, incluindo a solução para Gestão de Custos, torna-se, portanto, a solução definitiva para todo gestor que deseja eliminar desperdícios e garantir maior competitividade e lucratividade nos processos produtivos, independente do ramo ou porte do seu negócio.

CONVENÇÃO WK 2012
A WK Sistemas, desenvolvedora de soluções ERP e líder na área de sistemas contábeis e fiscais, realizará sua Convenção Nacional de Canais 2012 entre os dias 24 e 27 de Fevereiro no Plaza Itapema Resort, em Santa Catarina e o tema “Gestão Estratégica de Custos” será abordado em duas palestras do evento.