Solução WK Comércio Atacadista sob medida para controle de pedidos e estoques da Ativa Comércio e Serviços (Salada Fácil)

"A Solução Radar da WK parece ter sido feita sob medida para nos atender", revela Alexandre Barbieri, diretor da Ativa Comércio e Serviços, empresa blumenauense do ramo alimentício, que optou pelo sistema completo, com nove módulos ligados diretamente ao gerenciamento de pedidos, estoques e folha de pagamento.

Entrada e saída de pedidos. Controle de estoque e quantidade de matéria prima a ser comprada. Para uma empresa do ramo alimentício, agilidade e precisão nestes processos são fundamentais. A qualidade dos alimentos comercializados garante a sobrevivência dos negócios e é uma necessidade mínima para quem quer crescer. A Ativa, empresa catarinense com sede em Blumenau, vende, processa e higieniza vegetais. Um eficiente gerenciamento e controle de processos tem sido fundamental para o seu crescimento.

Detentora da marca Salada Fácil, a Ativa foi fundada em 1996 pelo contador Alexandre Barbieri, tornando-se cliente da WK Sistemas desde o início das atividades. Em 2006, o ramo de comercialização foi diversificado. Além de fornecer alimentos para redes de fast food, hospitais, escolas, restaurantes e cozinhas industriais, a empresa passou a atuar também no mercado varejista. "Identificamos um nicho de mercado na região de Blumenau para a venda de vegetais higienizados, já prontos para o consumo. Percebemos a valorização cada vez maior da alimentação natural, sem conservantes. Resolvemos investir no segmento e tivemos sucesso", explica Alexandre.

Entretanto, para atender a demanda de informações gerenciais com a nova filial, e dar continuidade ao sucesso nos negócios, o controle dos processos deveria ser muito mais completo. A empresa precisou de um sistema de gerenciamento e controle de folha de pagamento, compras, estoque e financeiro. Foi aí que a ERB, parceira da WK Sistemas, que já atendia a Ativa, identificou uma solução que vai ao encontro das necessidades da empresa. Em 2007, a solução "WK Comércio Atacadista Pleno" foi implantada nas operações diárias do empreendimento. O processo foi feito sem dificuldades, e trouxe frutos logo no início, reduzindo e facilitando o trabalho administrativo da gerente Solange dos Santos.

Com as soluções da WK Sistemas, a empresa saiu ganhando principalmente no tempo poupado. "A economia foi percebida tanto na velocidade para obter as informações operacionais ou gerenciais, quanto na produtividade do trabalho", destaca Alexandre. "O sistema nos atende do começo ao fim do processo de produção, deixando o gestor 100% informado sobre o que é vendido", completa.

Crescimento Sustentável e Constante
No último ano, a empresa calcula ter crescido mais de 200% no segmento de vegetais higienizados. E espera aumentar este número cada vez mais. O motivo é a construção do novo espaço para o processamento dos alimentos para a Salada Fácil. "A meta é ampliar sempre. Em breve vamos nos mudar de uma área de 120m² para a nova unidade de produção com 330m², que está em fase de conclusão. Para se ter uma ideia, começamos em uma área de 40m²", lembra Alexandre.

A Salada Fácil produz, atualmente cerca de 150 produtos. Este ano, no terreno de 25.000m² onde está sendo implantada a nova unidade, a empresa começou mais um investimento: foi iniciado o cultivo de algumas variedades de hortaliças como alface, rúcula, brócolis e repolho. O objetivo é usá-los para processamento e venda pela marca Salada Fácil. "Demos início ao plantio em abril, e já estamos colhendo diversos vegetais. A experiência está sendo muito positiva", comemora Alexandre.