SIPAT WK: dicas de ergonomia para uma vida mais saudável

A palestra “30 Dicas de Ergonomia” ministrada por Filipe Barros, Educador Físico-Professor de Ginástica Laboral, marcou a semana SIPAT WK. O educador começou sua apresentação alertando: “somente intenção não basta, sendo preciso ação para se manter saudável”.

No sentido de auxiliar os participantes na mudança de suas atitudes em relação ao corpo, Filipe apresentou 30 dicas de prevenção em ergonomia, isto é, cuidados imprescindíveis com a saúde que impactam na manutenção de uma vida saudável. A primeira dica alertou para a importância de termos consciência sobre o nosso próprio corpo. Segundo o palestrante, “quando temos consciência do corpo, estimulamos mecanismos internos para o combate de distúrbios, bem como o desenvolvimento de posturas e atitudes que possibilitam a melhoria da nossa qualidade de vida, influenciando inclusive no nosso relacionamento interpessoal”.

Todas as dicas apresentadas visam uma melhor qualidade de vida, seja nas atividades desenvolvidas em casa, assim como nas que praticamos todos os dias no trabalho. As Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LERs/DORTs) ganharam destaque, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, estas tem sido as doenças ocupacionais mais comuns registradas entre a população trabalhadora segurada.

A WK Sistemas investe em prevenção disponibilizando a prática regular da ginástica laboral a todos os seus colaboradores. A ginástica laboral acontece todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Os exercícios – principalmente de alongamento e relaxamento – abrangem pescoço, ombros, braços, mãos, pernas e coluna e visam proporcionar uma rotina de trabalho mais produtiva e saudável aos colaboradores WK.


– Colaboradores WK na palestra “30 Dicas de Ergonomia” –


– Maria Ignêz Keske (Diretora Administrativa Financeira) agradece 
a presença de Filipe Barros na SIPAT WK –