Segunda geração da NF-e traz avanços em segurança e garante mais agilidade para as empresas

Já em uso por grande parte das empresas brasileiras, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) passa por reformulações destinadas a tornar o processo de fiscalização eletrônica mais eficaz, seguro e ágil, tanto para o próprio Fisco quanto para os contribuintes. “O resultado deste trabalho é chamada segunda geração da Nota Fiscal Eletrônica“, destaca Estanislau Mário Balzan, diretor da WK Sistemas, empresa desenvolvedora do ERP Radar Empresarial e líder em soluções contábeis e fiscais no Brasil, com mais de 25 anos de mercado.
 
Os novos processos não se resumem apenas a emissão da NF-e, mas sim a toda a cadeia de circulação de mercadorias. Desta forma, as empresas terão que estar informatizadas de acordo com os padrões tecnológicos do Fisco. Não haverá espaço para soluções que não possam acompanhar a velocidade de automação do Fisco, sob pena de inviabilizar o próprio negócio”, diz Balzan. 
 
MUDANÇAS
Entre as principais mudanças desta nova geração da NF-e estão a atualização do leiaute da NF-e, para a versão 2.0. Esta versão terá a inclusão de novos campos, reorganização e eliminação de alguns existentes, além de operações específicas para optantes do Simples Nacional. Haverá também mudanças nas regras de validação e nos procedimentos de segurança.
 
A segunda geração da NF-e terá alguns processos de maior impacto, os chamados eventos da Nota Fiscal Eletrônica, que serão implementados gradativamente. Um deles é o Registro de Passagem, que envia um arquivo eletrônico quando a mercadoria passa por uma barreira fiscal. Desta forma, é possível a localização da mercadoria em tempo real. Já o Registro de Saída acontecerá no momento da efetiva saída da mercadoria, quando deve ser enviado um arquivo ao Fisco, comunicando eletronicamente o fato;
 
Entre as novidades está também a Confirmação de Recebimento, que funcionará como um canhoto eletrônico. Ao receber uma NF-e, a empresa deve emitir um recibo eletrônico, assinado digitalmente, confirmando tal recebimento. As empresas poderão fazer também o descancelamento de uma NF-e, revertendo um cancelamento indevido de NF-e, além de elaborar uma Carta de Correção, com alteração de informações da NF-e após seu envio.
 
ATUALIZAÇÃO TECNOLÓGICA
A WK sistemas, empresa que há mais de 25 anos vem se especializando no desenvolvimento de soluções ERP, já dispõe da versão pronta para atender a segunda geração da NF-e. “As inovações estão em fase de testes de homologação, uma vez que nem todos os Estados liberaram os webservices para esta nova realidade“, destaca Balzan.
 
A WK Sistemas é uma das pioneiras em sistemas contábeis e fiscais para microcomputadores do País. A empresa conta com mais de 600 profissionais em sua rede de negócios, formada por mais de 100 distribuidores em todo o país. Mais de 75.000 cópias de seus sistemas foram colocadas no mercado até hoje.


 

Solicite uma demonstração personalizada, contate o revendedor mais próximo, ou entre em contato com a WK Sistemas.  DDG Vendas – 0800 47-3888