Radar Custos: uma solução completa para Gestão de Custos

Nesta quinta-feira, dia 21 de junho, Antonio Carlos Machado*, consultor da Solução Radar Produção/Custos, ministrou treinamento à equipe Comercial e de Suporte da WK Sistemas. Os participantes puderam conferir uma visão geral sobre custos diretos, indiretos, fixos e variáveis, custos padrão e real, além de importantes funcionalidades presentes na Solução da WK Sistemas, como matriz de rateios, cálculo de rentabilidade de vendas, cálculo do custo/hora e do custo unitário do produto, entre outras.

Segundo Antonio Carlos, “a Solução Radar Custos pode ser utilizada em todas as empresas que tem como foco estratégico a gestão precisa sobre seus custos de produção, despesas e formação de preços de vendas. O Radar Custos tem como característica marcante, o método de absorção (considerado adequado para avaliação de estoques pela Contabilidade Financeira) e utiliza dois conceitos básicos de custo: Custeio Gerencial (Padrão) e Custeio Real.

Com base em sua experiência de mercado e nos anos de trabalho envolvendo consultoria e implantação para as áreas de produção/custos das empresas, Antonio Carlos lista e responde algumas dúvidas frequentes sobre a área de custos:

  • Custos são aplicáveis somente às empresas que tem produção?
    Antonio Carlos: É utopia crer que somente o que se ganha é importante. A real importância é saber e medir quais são os valores dos gastos, portanto, qualquer empresa, seja industrial, comercial ou mesmo pessoas físicas, necessita saber quais são seus custos.
        
     
  • Para uma empresa que não domina os conceitos de custos, isto é, que ainda está “engatinhando” nesta área, qual seria o primeiro passo para dispor de uma solução para custos?
    AC: É recomendável uma consultoria, de preferência com profissionais da área de Controladoria ou Custos. A WK Sistemas dispõe de profissionais capacitados para dar todo apoio e diagnosticar as situações atuais das empresas e indicar a melhor solução. O importante é ter consciência de que a ferramenta é precisa, porém o conhecimento das regras e conceitos para se obter os melhores resultados é vital.
        
     
  • Quais as características mais marcantes do Radar Custos da WK Sistemas e como esta solução pode melhorar a gestão da empresa?
    AC: O Radar Custos utiliza o método de absorção, reconhecido pela Contabilidade Financeira como adequado para avaliação de estoques e levantamento de Balanço Patrimonial e de Resultados, com a finalidade de atender as exigências fiscais e societárias, entre outras. Outro fator importante são os conceitos de Custos Gerenciais (Padrão) e Real, onde temos condições de apontar os Custos Ideais de uma empresa (equilíbrio entre o Custo Padrão e o Real).
     
  • O Radar Custos não é uma solução para CUSTOS, mas para a GESTÃO DE CUSTOS.
    Em termos práticos, para a empresa que está pensando em investir em um sistema de custos, o que isto significa?
    AC: O Radar Custos não se limita apenas a apurar custos, mais sim a gerenciar toda uma cadeia de situações ligadas a valores na empresa, ou seja, formar preços orientativos de vendas, simular margens de lucratividade dos produtos (considerando preços praticados no mercado), avaliar rentabilidade de produtos, clientes e representantes, obter Ponto de Equilíbrio Operacional (PEO), enfim, toda uma gama de recursos disponíveis para atender as necessidades de qualquer empresa, seja industrial ou comercial, de qualquer porte.
        
     
  • O Radar Custos integra-se a qualquer sistema?
    AC: O Radar Custos foi concebido de forma a atender o mercado, não se limitando apenas ao ERP Radar Empresarial, ou seja, a partir de outros sistemas (“caseiros” ou profissionais), é possível importar e exportar informações para o Radar Custos e, no mínimo, apurar o Custo Padrão e, a partir daí, dispor de todos os recursos que a solução oferece.

*Antonio Carlos é consultor da Solução Radar Produção/Custos da WK Sistemas. Graduado em Administração, Pós-graduado em Marketing e Gerenciamento, atua nesta área desde 2004, prestando consultoria à empresas nacionais e internacionais de médio/grande porte.

Mais informações sobre o Radar Custos, clique aqui.