Qualificação de fornecedores requer uma visão globalizada de negócios

qualificacao-de-fornecedores-requer-uma-visao-globalizada-de-negociosA qualificação de fornecedores é um processo imprescindível que visa garantir qualidade, quantidade e preços atrativos na produção e entrega de produtos solicitados pela empresa, de modo que esta também possa atender seus clientes dentro das mesmas características, mantendo-se no mercado de maneira competitiva.

No entanto, atualmente, e de forma crescente, o processo de seleção de seus fornecedores, tem levado as empresas a enfrentarem grandes dificuldades em torno das exigências, características e atributos a serem considerados em suas compras.

O processo de qualificação de fornecedores

De maneira simples, isto tem acontecido porque, além de qualidade e preço competitivos, as empresas têm buscado fortemente algo que realmente se sobressaia, que faça a diferença e seja um diferencial para o seu cliente, impactando nas suas vendas ao mercado.

As empresas perceberam, então, que ao qualificar melhor seus fornecedores estarão atendendo com mais competência seus clientes. E que esta competência impactará diretamente nos lucros.

Qualificação de fornecedores requer uma visão globalizada de negócios. Para isso é importante estar conectado às tecnologias atuais e às possibilidades de importação. É preciso acompanhar o mercado financeiro e as últimas tendências do mercado. Interessante, também, participar de feiras internacionais, onde países de todos os continentes se encontram para comprar e/ou vender algo.

Também, dependendo do caso e, obviamente, se possível, ir até a sede do fornecedor, conhecê-lo pessoalmente, visitar suas dependências, ver suas instalações e maquinários, andar pela área de produção, conhecer a equipe, saber mais sobre sua habilidade técnica, capacidade produtiva e processo tecnológico, enfim, “respirar” seu ambiente é de grande valia para obter mais informações, tirar dúvidas e estreitar o relacionamento.

Muito mais que um “fornecedor” de produtos para a sua empresa, a qualificação de fornecedores deve buscar uma relação de confiança, onde ambos os lados se beneficiem das negociações realizadas. A relação deve ser um “ganha x ganha” para o fornecedores e empresa. E indo mais além: deve ser uma relação sólida a ponto do cliente ser bem atendido, seja antes, durante e no pós-venda.

Tenha critérios

Uma qualificação de fornecedores desorganizada e sem critérios pode trazer grandes prejuízos para a empresa, uma vez que pode envolver retrabalho, desperdícios, transtornos, devoluções devido a aquisição de produtos de baixa qualidade, produtos parados e ocupando espaço no estoque, prazos de entrega que não são cumpridos, condições de pagamento desfavoráveis, entre outros.

Por outro lado, uma qualificação de fornecedores estruturada e bem executada é capaz de transformar a relação entre empresa x fornecedor em atendimento qualificado ao cliente, vantagem competitiva, maior participação no mercado e lucratividade para a empresa.

download-ebook-compras-estrategicas