Parceria Acadêmica beneficia alunos e professores da Faculdade Campo Limpo Paulista

Mantida pelo Instituto de Ensino Campo Limpo Paulista, a Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP) iniciou suas atividades no primeiro semestre de 1999. No início, em uma área de 1500 m², a Instituição ofertava os cursos de Bacharelado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior e Bacharelado em Ciência da Computação, contando com 12 professores, 10 funcionários técnico-administrativos e um total de 94 alunos matriculados.
 
As necessidades da região por formação superior motivaram a rápida abertura de novos cursos. Entre 1999 e 2007 a Instituição aumentou a oferta de cursos, quantidade de docentes, funcionários e alunos. Além disso, investiu em computadores, acervo bibliográfico e em área construída.
 
No início de 2001 foram autorizados os cursos de Comunicação Social nas Habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, também o curso de Engenharia Elétrica Modalidade Telecomunicações. Em 2002 foram autorizados pelo Ministério da Educação os cursos de Direito e Normal Superior. No decorrer do ano de 2003 foram reconhecidos pelo MEC os cursos de Administração e Ciência da Computação.
 
Em 2008, como a pesquisa sempre foi uma das grandes metas e preocupações da FACCAMP, após três anos de investimento em um grupo de pesquisadores, garantindo e incentivando sua produção, a CAPES recomendou o Programa de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP, que tem como área de concentração de suas pesquisas a Gestão das Micro e Pequenas Empresas. No mesmo ano, a Instituição construiu o Prédio 7, e atualmente conta com, aproximadamente, 10.000 m² de área construída e possui planos envolvendo a ampliação de seu campo de atuação com a oferta de Educação a Distância (EAD) e sua transformação em Centro Universitário, haja vista o número de cursos e de áreas do conhecimento ofertados à comunidade.
 


FACCAMP – Prédio 2 (Campo Limpo/SP)

Hoje, a FACCAMP possui 3.500 alunos matriculados nos 25 cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos. Seu corpo docente é formado por 67% de professores mestres e doutores que se destacam na formação profissional e humanística dos alunos dos cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto sensu. Sua atuação ultrapassa os limites da sala de aula, já atingindo e envolvendo a comunidade local com projetos e parcerias específicos, ao encontro de seus verdadeiros objetivos sociais.

Em outubro de 2009, a WK Sistemas formalizou a doação do Radar Contábil para a FACCAMP. A implantação do sistema e treinamento completo em todas as suas funcionalidades foram executados por um consultor da WK Sistemas. A Parceria Acadêmica permitiu, assim, a disponibilização de uma importante tecnologia que irá apoiar cerca de 200 alunos do curso de Ciências Contábeis.

"A parceria WK-FACCAMP permite unir, em ambiente acadêmico, a teoria e a prática ao nível do cotidiano presenciado pelos profissionais da contabilidade em seus ambientes de trabalho. Acho que a parceria caminhará para sua sustentabilidade e ampliação; representa para nós, docentes, importantíssima ferramenta auxiliar no processo de formação de futuros contadores", assinala Carlos J. Pereira, professor da FACCAMP.

Parceria Acadêmica
Com mais de 25 anos de atuação, a WK Sistemas foi a primeira empresa brasileira a desenvolver sistemas contábeis com enfoque gerencial. Seus produtos estão no mercado desde 1984 e são utilizados por clientes em todos os estados brasileiros. Em 1991, a empresa lançou a Parceria Acadêmica, uma iniciativa que disponibiliza a cessão de cópias gratuitas do ERP Radar Empresarial para instituições de ensino. O programa já beneficiou mais de 900 cursos de ciências contábeis e administração de empresas em todo o Brasil, sendo usado por cerca de 150 mil alunos.