Palestra da Cruz Azul do Brasil inaugura semana SIPAT WK

A WK Sistemas inicia a Semana SIPAT (24 a 28 de junho) com a palestra “Ser Humano, Mídia e Drogas”. O sr. Marciano Tribess, representante da Cruz Azul e especialista em Dependência Química e Comunidade Terapêutica, apresentou informações a respeito deste tema enfocando a importância da prevenção do uso de drogas. “O tema ‘drogas’ é extremamente complexo, amplo e repleto de detalhes. Quando falamos da descriminalização das drogas, por exemplo, não estamos tratando apenas de liberar ou não o seu uso, mas de uma ‘indústria’ que movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro”, alerta Marciano.

Dentre os assuntos abordados, Marciano falou sobre os efeitos das drogas e a liberação de dopamina no corpo humano, a relação direta das drogas com o crime e o poder da mídia em nos manipular conforme interesses de grandes anunciantes e marcas.

Em Santa Catarina temos cerca de 17 mil presos, sendo 80 a 90% destes vinculados de alguma forma com o consumo, tráfico e/ou violência em decorrência das drogas. Diante destes números, Marciano nos leva a reflexão: “Como podemos falar em prevenção, se estamos em uma das cidades onde o consumo de bebida alcóolica é comunicado – e comemorado – em painéis durante o maior evento da cidade, e a cada ano nossa meta é superar o recorde anterior?”. Com este questionamento, Marciano nos alerta para a “cegueira”, isto é, o consumo de drogas sem que de fato tenhamos consciência dos danos gerados para a sociedade. Acidentes e vítimas fatais no trânsito, decorrentes da bebida, são bons exemplos. Marciano menciona também o consumo de medicamentos: “No Brasil, em 2010, consumimos 2,1 toneladas de Rivotril, um ansiolítico de tarja preta que somente pode ser vendido mediante prescrição médica”.

Segundo Márcia dos Santos Paz Laibida, Coordenadora de Suporte da WK Sistemas e membro da CIPA, “como o próprio palestrante nos alertou, permitimos que ‘estranhos’ entrem em nossas casas, todos os dias, através da TV e Internet, e precisamos estar atentos para a influência destes meios, principalmente em relação as nossas crianças e adolescentes. O poder das imagens também é algo a ser considerado. As imagens vendem juventude, liberdade e comida saudável, mas é importante percebermos que nem sempre estamos consumindo estas qualidades, muito pelo contrário”.

Marciano finalizou a palestra com a seguinte mensagem: “O cigarro possui 4.700 substâncias nocivas, sendo 80 cancerígenas. Diante de uma droga tão ‘comum’ fica o pedido de um novo olhar, outra visão sobre o que queremos para o nosso futuro e o de nossa família e amigos”.

PRÓXIMAS PALESTRAS DA SIPAT WK

  • 25/06  “Treinamento Uso dos Extintores” |Alcemir José Kozel
  • 26 “Harmonia no Trânsito” | Sidney José da Silva
  • 27 “30 Dicas de Prevenção em Ergonomia” | Filipe Gilberto M. J. Barros
  • 28 “Comer bem para viver melhor” | Andressa Wagner


CRUZ AZUL NO BRASIL
Filiada a IFBC (International Federation of the Blue Cross)
www.cruzazul.org.br | cruzazul@cruzazul.org.br