Orçamento exige Planejamento e Controle

O orçamento é um plano financeiro que exige duas atitudes dos gestores, que comumente vemos em títulos de livros sobre o assunto: PLANEJAMENTO e CONTROLE.

Planejar é a primeira atitude de uma empresa que deseja não somente melhorar, mas se manter no mercado. Para isso você deverá ser capaz de analisar a situação externa e interna da empresa. Em outras palavras: você precisa saber o que mudaram nos custos de ano corrente, o impacto da inflação da matéria-prima que a empresa utiliza, quanto vendeu ou prestou de serviços a seus clientes, e assim por diante. E internamente deve ser capaz de observar, via uma análise SWOT, a situação da empresa.

 
Posteriormente chegará a fase do controle. Mesmo que seja um empreendedor individual, você precisa controlar se está no rumo do que orçou anteriormente, sem dúvida exigindo maturidade frente as decisões e responsabilidades que estas trazem.

Hoje vemos uma variedade de conteúdos sobre a educação financeira tanto pessoal, quanto profissional, no entanto, ao nos depararmos com uma situação adversa, tendemos a abandonar os planos. Um exemplo são as promessas que fazemos e não realizamos no decorrer do ano, ou aquele montante guardado para uma urgência ser usado sem qualquer parcimônia após uma situação de desgaste com a desculpa de merecê-lo, e assim por diante.

Planejamento e controle são imprescindíveis para que o orçamento não seja apenas palavras e números em um papel, tornando-se um bom alicerce para um futuro promissor em termos de gestão de toda e qualquer empresa.
Fonte: adaptado de www.administradores.com.br – Antonio Marcos.

SOLUÇÕES WK

O Radar Orçamento destina-se à elaboração de orçamentos de contas do plano de contas contábil/gerencial, possibilitando a comparação posterior entre orçado e realizado, por regime de caixa e/ou competência, podendo esta comparação ser verificada em consultas e/ou relatórios analíticos ou sintéticos.

A Solução WK dispõe de informações atualizadas que permitem posicionamentos recentes e confiáveis e maior tranquilidade no planejamento das ações. Assim, o tempo economizado na obtenção de resultados é melhor aproveitado na tomada de decisões.