Novembro Azul WK: os homens também precisam se prevenir

Vivenciamos recentemente o movimento popular “Outubro Rosa”. Empresas, monumentos, prédios públicos se “vestiram” de rosa em apoio às ações de prevenção ao câncer de mama no Brasil e em todo o mundo. Diante do movimento a favor das mulheres, nada mais justo termos, agora, o “Novembro Azul WK”. A iniciativa da WK Sistemas visa chamar a atenção para a saúde e prevenção das doenças dos homens.
 
Exames de rotina são indicados para os homens a partir dos 20 anos. Pressão arterial, colesterol e triglicérides é um bom começo. Uma rotina agitada e estressante tem grande influência no surgimento de doenças evitáveis mesmo entre os homens mais jovens e, para quem já passou dos 30, melhor redobrar os cuidados, principalmente por causa das doenças ligadas à próstata e ao coração.
 
Então, que tal aproveitar o final do ano e se dar de presente alguns exames de rotina? Esta é a melhor maneira de vivenciar o NOVEMBRO AZUL WK, prevenir algumas doenças e começar o ano de 2014 com o pé direito!

Novembro Azul WK: iniciativa visa chamar a atenção para a saúde e prevenção das doenças dos homens.

 
EXAMES DE ROTINA
Colesterol e Triglicérides
Taxas elevadas de colesterol e triglicérides não provocam sintomas. Então, você deve fazê-los desde cedo, especialmente se tiver histórico familiar. Repita-os pelo menos a cada cinco anos e reduza este intervalo no período mais crítico, ou seja, entre os seus 40 e 60 anos de idade.
 
Pressão Arterial
Muito simples e rápido, este teste deve ser feito sempre que você for ao médico, ou anualmente, caso tenha histórico familiar. Uma pressão arterial acima de 14/9 indica hipertensão, e sua detecção precoce pode evitar ataques cardíacos e derrames. Antes dos 50 anos, faça este exame a cada dois anos. Depois, faça-o anualmente.
 
Diabetes
Um simples exame de sangue revelará se o seu organismo produz ou não a quantidade necessária de insulina – o hormônio do pâncreas que ajuda as células a produzirem energia. Se estiver acima do peso, com colesterol alto e pressão alta, faça exames periódicos de glicemia e, dos 30 aos 50 anos de idade, a recomendação é que você o faça pelo menos uma vez por ano.
 
Exame de Próstata
Localizada embaixo da bexiga, a próstata é a glândula responsável pela produção do líquido seminal. Com o passar da idade, ela pode aumentar de volume, tornar-se rígida e pressionar a uretra, provocando desconforto urinário. Este exame deve ser feito anualmente, a partir dos 50 anos, por meio do toque retal e da dosagem de PSA. Se você tiver histórico familiar da doença, este exame pode ser iniciado antes. O câncer de próstata não é fatal se for detectado em estágio inicial.
 
Uma das formas de executar estes e outros exames de rotina complementares é procurar algum médico que você já se consulta habitualmente, independente da especialidade. Este médico solicitará estes exames e, dependendo do caso, lhe encaminhará aos outros especialistas para exame de próstata (urologista), teste ergométrico (cardiologista), e assim por diante.