Nova Solução BI WK amplia o nível de gestão das empresas

A NOVA SOLUÇÃO BI da WK Sistemas já está disponível no mercado e contempla funcionalidades de Data Mining, Reports Delivery, Integration Data, entre outros recursos que, através de uma interface gráfica facilitada, permitirá a extração e mineração de dados do WK Database de forma muito prática para utilização em Business Analytics e Business Intelligence através da montagem de Dashboards, relatórios e painéis especiais.
 
O lançamento da Solução WK vem ao encontro do grande desafio para os administradores nos dias de hoje que é identificar qual a decisão a tomar a respeito dos seus negócios, pois para isso é extremamente necessário que a gestão da empresa tenha acesso à informações rápidas e com precisão, para responder desde as perguntas mais simples do dia a dia às mais complexas sobre seu negócio, como:

  • Qual são os clientes mais importantes?
  • Quais são as melhores e as maiores vendas?
  • Quais produtos ou serviços são os mais rentáveis?
  • Onde estão os gargalos de custos e despesas da empresa?
  • Que medidas estratégicas devemos tomar para diminuir custos?
  • Quais são os gargalos do processo produtivo?
  • Temos estoque suficiente para atender as demandas do mercado?
  • Qual o prazo médio de pagamento e recebimento?
  • Qual o índice de inadimplência e quais são os clientes mais críticos?
  • Qual a rotatividade de empregados na empresa, por departamento, por centro de custos?
  • Qual o custo de cada empregado?, entre várias outras.

Em muitos casos, por várias razões, os administradores não se dão conta da importância destas informações para gerir seus negócios. Em outros, os dados existem, mas não são convertidos em informações de leitura e interpretação rápida com alta disponibilidade.
 
O conceito de BI – Business Intelligence, de forma mais ampla, pode ser entendido como a utilização de variadas fontes de informação para se definir estratégias de competitividade nos negócios da empresa. Essas ferramentas são capazes de extrair dados das inúmeras tabelas do ERP (Enterprise Resource Planning) para transformá-los em informações estratégicas através  de relatórios especiais e painéis de gestão que auxiliem a tomada de decisão.  
 
O BI consiste em extrair os dados do Banco de Dados ou de outras fontes e transformá-las em informações úteis para as tomadas de decisão. Por exemplo: vendas de um determinado período que gera um volume de faturamento com as respectivas notas fiscais. Um sistema de BI extrai todas as informações necessárias referentes as tabelas e as reúne para que se possa trabalhar com elas de forma sintetizada. No exemplo poderiam ser analisadas as vendas por UF, município, cliente, etc. Essas opções de relatório muitas vezes não estão disponíveis nos relatórios tradicionais dos ERPs. 

 
Estes são apenas alguns exemplos das centenas ou milhares de possibilidades de aplicação da SOLUÇÃO BI da WK Sistemas nas empresas, uma solução para toda empresa, independente de porte e segmento de atuação, que precisa dispor de informações claras e seguras, seja através de relatórios, painéis e gráficos para a tomada de decisões mais assertivas em torno de seus negócios.