Nota técnica: fiscalização começa em 1º de julho

O CRCSC envia alerta às empresas sobre fiscalização referente o cumprimento das normas internacionais de contabilidade (IFRS, da sigla em inglês International Financial Reporting Standards):
 
Por conta das Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo CFC, desde 2010, para adequar o Brasil ao padrão internacional de contabilidade (IFRS), a Fiscalização do CRCSC comunica a todos os profissionais que a partir de 1º/07/2013 estará verificando o cumprimento destas normas nas Demonstrações Contábeis do exercícios de 2012 em diante. Observamos que todas as entidades deverão apresentar Notas Explicativas informando da norma e das políticas contábeis adotadas.
 
A nota técnica de fiscalização enviada pelo CRCSC serve de alerta para as empresas de todo o Brasil, e não apenas Santa Catarina. Como o próprio Conselho Federal de Contabilidade (CFC) definiu, estamos vivenciando o “Ano da Contabilidade no Brasil”. A implantação do IFRS no Brasil representa uma grande oportunidade para as pequenas e médias empresas alavancarem seus negócios, tornando suas demonstrações contábeis ainda mais transparentes e eficazes nas tomadas de decisão.
 
SOLUÇÕES WK PARA IFRS
 
A WK Sistemas já implementou as alterações necessárias no ERP Radar Empresarial, que passou a atender às normas internacionais. “O IFRS trará vantagens para as empresas, principalmente na geração de informações contábeis para gestores, sócios ou investidores. Para que as informações sejam processadas corretamente é preciso que as soluções em gestão empresarial (ERPs) estejam tecnicamente preparadas para realizar essas operações de maneira rápida e eficiente, e, em alguns casos, até mesmo de forma automática”, assinala Estanislau Mário Balzan, diretor de Marketing da WK Sistemas.
 
Denominado WK IFRS, o conjunto de soluções implementado pela WK Sistemas em seus softwares representa uma opção segura e altamente viável para que as PMEs possam usufruir de todos os benefícios deste novo modelo contábil com o mínimo de impacto possível. Ajuste a Valor Presente, Ajuste de Avaliação Patrimonial, Taxas de Depreciação distintas para cada Bem, Comparabilidade das Informações, DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Notas Explicativas e muitos outros recursos importantes estão disponíveis no ERP Radar Empresarial.