NF-e – Nota fiscal eletrônica eliminou 8 bi de papéis

O Brasil já deixou de emitir mais de 8 bilhões de notas fiscais de papel graças à Nota Fiscal Eletrônica. Além da economia de papel com a nota fiscal tradicional, que era emitida em quatro vias com folhas de papel carbono, o País ganhou com o fim das notas ‘frias’ e a redução da sonegação.

O número de notas emitidas pode ser acompanhado pelo Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica, que conta com um placar com o número de notas emitidas. O Painel também tem o número de empresas emissoras no País, que já se aproxima de 1 milhão (989,9 mil).

Segundo o especialista Julio Cosentino, da certificadora Certisign, líder do mercado de certificação digital, a nota fiscal eletrônica explica a grande adesão de empresas ao Refis, o Programa de Recuperação Fiscal da Receita Federal, reaberto em 2013.

A receita extra foi de R$ 21,786 bilhões, o que elevou a arrecadação do governo federal em 4,08% no ano. A certificação digital foi criada em 2001, mas proliferou-se a partir de 2006, com a lei que tornou legalmente válida a autenticação de documentos por certificados digitais.
Fonte: Fenacon.

SOLUÇÕES WK
Para atender todas as questões envolvendo emissão, gerenciamento, mensageria, acompanhamento e controle das NF-e, a WK Sistemas disponibiliza aos seus clientes, o “Radar NF-e”.

O Radar NF-e automatiza todo o processo de emissão da NF-e, faz o armazenamento eletrônico dos arquivos em Datacenter, envia automaticamente os arquivos aos destinatários e disponibiliza portal Web para consultas e resgates dos arquivos. Além destes recursos, a empresa pode contar, também, com rotinas de backup nativas da solução Radar Empresarial onde é possível guardar, com total segurança, os XMLs recebidos.
 
A Solução permite que clientes usufruam de todos os benefícios desta legislação, como redução de custos e tempo de impressão, simplificação de obrigações acessórias, entre outros.
 
Para mais informações, clique aqui.