MRP: o que é e quais vantagens oferece para a sua indústria

Atualmente, é possível contar com diversas ferramentas tecnológicas que facilitam a vida dos empreendedores na hora de gerir o negócio. Elas já fazem parte do dia a dia das organizações e contribuem para a otimização de tempo, o controle assertivo de atividades e a agilidade nos processos. Um bom exemplo disso é o MRP (manufacturing resource planning, ou planejamento das necessidades materiais, em português), que sinaliza para os profissionais responsáveis o momento certo para efetuarem uma nova compra, entre diversas outras vantagens para a sua indústria, principalmente no que diz respeito à gestão de estoque. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse método?

Entendendo o MRP

O MRP pode ser dividido em dois módulos dentro do ERP (enterprise resource planning, ou planejamento de recursos, em português): o MRP I e o MRP II. O primeiro está mais ligado ao controle da quantidade de materiais e ao tempo de entrega das matérias-primas. Já o segundo permite que a empresa avalie os impactos e as implicações da futura demanda das áreas de finanças e engenharia, analisando a necessidade de novas mercadorias. Em outras palavras, o MRP II é uma evolução do MRP I. Porém, falando em linhas gerais, ambos visam definir as quantidades e os momentos em que cada item deve ser produzido ou comprado com o objetivo de atender o planejamento da produção e a gestão de estoque.

Vale ressaltarmos aqui que os dois módulos são muito utilizados hoje em dia e não há dúvidas da sua efetividade. Entretanto, é preciso avaliar aquele que se enquadra melhor no momento e na necessidade do seu negócio.

Cinco vantagens do MRP para a sua indústria

Implementar um módulo MRP na sua indústria proporciona diversos benefícios, que vão desde uma melhor gestão de estoque até simulações de demandas para otimizar tempo e planejar ações que permitirão um crescimento sustentável do seu negócio. Confira as cinco principais vantagens que você pode ter ao contar com uma ferramenta como essa:

  1. Automatização da produção: ajuda a desenvolver cronogramas detalhados de produção utilizando dados em tempo real para controlar a chegada dos materiais.
  2. Suporte aos processos: auxilia a área de engenharia de processos com a possibilidade de geração de cadastros de novos produtos, arquivamento de imagens e definição de suas características. E ainda controla o estoque e faz todo o acompanhamento do processo de produção.
  3. Produção mais estratégica: contribui para a definição de estratégias, permitindo que os colaboradores sejam mais ativos na execução das ações e menos preocupados com questões rotineiras, como a falta de materiais.
  4. Redução dos custos: melhora a eficiência da programação devido ao planejamento antecipado das atividades, o que acaba reduzindo o tempo das tarefas executadas e o desperdício de materiais.
  5. Melhora na gestão da equipe: facilita o processo de divisão das atividades devido ao controle rigoroso da ferramenta. Assim, todos poderão ter acesso e saberão exatamente o que e quando fazer, dispensando aquele velhos métodos administrativos que envolvem controles manuais dos processos, ordens de produção e serviços.

MRP na prática

O MRP é, com certeza, uma boa estratégia para as empresas, principalmente para aquelas que dependem de inúmeros fornecedores para a fabricação dos seus produtos. Dessa maneira, as informações chegam de maneira mais clara, segura e imediata, o que proporciona um controle maior de todo o negócio e, principalmente de seus pontos vulneráveis, como os custos, o controle fiscal e o estoque.

A WK Sistemas oferece soluções completas, como o ERP Radar Empresarial, que utiliza esse conceito e implementa a rotina MRP na sua indústria para atendê-la de ponta a ponta, pois estamos sempre preocupados com todas as particularidades do seu negócio, adaptando nosso sistema às suas necessidades. Além disso, temos uma equipe altamente qualificada que pode auxiliá-lo em todas as etapas de entendimento e de implementação desse método. Então, fique à vontade para entrar em contato com a gente e garantir mais agilidade, controle, segurança e eficiência na sua empresa!