Momento WK Blumenau reúne clientes para divulgar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF)

Começou hoje, dia 12 de março, em Blumenau/SC, mais uma edição do road show nacional, promovido pela WK Sistemas. Gestores e profissionais das áreas contábil e fiscal de empresas contábeis, laboratório, construtora, cooperativa, mecânica industrial, confecções, entre inúmeros outros segmentos, estiveram presentes no evento.

O Diretor de Marketing da WK Sistemas, Estanislau Mario Balzan, iniciou o Momento WK Blumenau alertando sobre a importância de compartilhar conhecimento, um dos objetivos do road show promovido pela empresa: “Precisamos investir em conhecimento e este evento é uma excelente oportunidade para ficarmos por dentro de informações e detalhes envolvendo a Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Trata-se de um primeiro e importante passo em direção ao cumprimento deste projeto dentro dos prazos e sem maiores transtornos”.

A palestra “ECF – Escrituração Contábil Fiscal”, apresentada por Graziele França, contadora da WK Sistemas, abordou importantes aspectos do projeto como conceito, obrigatoriedade, prazo de entrega e multas. Mostrou, também, detalhes sobre a estrutura dos blocos no arquivo digital da ECF, mapeamento do plano de contas, Lei 12.973/14, IN 1.515/14, entre outras informações.

Um dos importantes alertas feitos pela palestrante  foi em relação ao mapeamento do plano de contas: “É importante associar o plano de contas da empresa com o novo plano de contas referencial da Receita Federal. Esta é, sem dúvida, a etapa mais importante do SPED Contábil e também da ECF porque sem efetuar este processo não será possível importar as informações do próprio plano de contas, saldos contábeis, Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Resultado do Exercício”.

Na sequência, Fernando Carvalho, Consultor WK, apresentou “BI WK – Amplie o nível de gestão da sua empresa”. A palestra mostrou como transformar dados em informações úteis para as tomadas de decisão. “O Radar executivo, através da mineração de dados, permite escolher quais áreas extrair dados como, por exemplo, comercial e financeiro. A partir daí, os dashboards são criados, isto é, os painéis com informações de valor agregado estão disponíveis para visualização.”

Fernando Carvalho ressaltou a importância de uma ferramenta BI: “Informações privilegiadas, precisas, acessíveis, em tempo real e bem administradas possibilitam decisões mais assertivas e uma gestão da empresa mais eficaz. Uma ferramenta BI viabiliza tudo isto e muito mais, elevando-se o nível de gestão da empresa, colocando-a em um patamar diferenciado. O resultado é a obtenção de uma maior competitividade no mercado.

  

O encerramento do Momento WK Blumenau 2015 foi marcado pela apresentação do canal ERB, onde Rosângela Balzan, gestora do canal, colocou sua equipe à disposição de seus clientes a fim de acompanhá-los nesta trajetória rumo ao cumprimento das demandas da ECF.

A inscrição do evento arrecadou um total de 60 quilos de alimentos, que serão doados às instituições de caridade. O sorteio de brindes marcou o encerramento de mais um importante evento, ratificando que a WK Sistemas está no caminho certo ao alertar, preparar e comprometer-se com seus clientes diante da Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Para os participantes do evento, e também para aqueles que infelizmente não puderam comparecer, a WK Sistemas disponibiliza um eBook exclusivo e gratuito que pode ser baixado, clicando aqui.

MOMENTO WK – PRÓXIMOS EVENTOS

Março
12 – Blumenau/SC – Realizado!
17 – Porto Alegre/RS
19 – Curitiba/PR

Abril
14 – Rio de Janeiro/RJ
16 – São Paulo/SP

Maio
06 – Florianópolis/SC
12 – Salvador/BA
14 – Recife/PE
19 – Vitória/ES

Junho
16 – Juiz de Fora/MG
18 – Belo Horizonte/MG

INSCRIÇÕES: clique aqui.

ecf-escrituracao-contabil-fiscal-preparar-se-e-essencial-blog