Momento WK Blumenau reúne clientes para debater o eSocial

O Momento WK Blumenau, evento realizado pela WK Sistemas e ERB Informática, no dia 22 de julho, no Senai de Blumenau, recebeu um público diversificado de cerca de 150 profissionais, com destaque para as áreas de RH, contabilidade e TI. 
 
O Diretor de Marketing da WK Sistemas, Estanislau M. Balzan iniciou o Momento WK Blumenau dando as boas vindas aos participantes e explicando a importância do evento: “O Momento WK 2014 é especial porque a WK Sistemas completou 30 anos e a longevidade da nossa empresa está baseada em inúmeros fatores, sendo os principais nossos clientes, parceiros e colaboradores.

Na sequência, o Gestor de Canais WK, Márcio Tomelin, enfatizou a importância da presença dos clientes no evento: “Pelo quinto ano consecutivo estamos reunindo clientes em mais um Momento WK. E são vocês, clientes, os grandes patrocinadores deste evento. Isto é, sem dúvida, uma honra para nós.

 
Antes da palestra do eSocial, os participantes puderam conferir as inovações lançadas pela WK Sistemas, destacando-se o Radar Qualidade, solução com grande flexibilidade para gestão da qualidade abrangendo os mais diversos requisitos da indústria, serviços e comércio, e o Radar Executivo, contemplando informações estratégicas para gestão de alta performance, isto é, inteligência empresarial com visualizações de informações de fácil compreensão através de gráficos, dashboards, rankings, e assim por diante.
 
A Dra. Tânia Gurgel iniciou a palestra “eSocial: Você e sua empresa estão preparados?” perguntando aos participantes “Vocês estão preparados?” e, em seguida, destacou a necessidade de se compartilhar as informações sobre o eSocial, defendendo a importância do projeto: “O eSocial visa informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício.” 
 


– Dra. Tânia Gurgel palestrante do Momento WK Blumenau –
 

– Palestrantes e Diretoria WK no Momento WK Blumenau –
(Esq. p/ Dir.: Raquel, Estanislau, Tânia, Werner, Ignêz e Antonio)
 
Foram abordados, também, a abrangência e as premissas do projeto, o cadastro único de trabalhadores em substituição a ficha de registro de empregado, a nova forma de registro dos eventos trabalhistas através de arquivo XML, arquivos enviados (tabelas, eventos, etc), entre diversos outros aspectos.
 
A Coordenadora de Suporte WK, Márcia dos Santos Paz Laibida, esteve no evento com alguns colaboradores da sua equipe: “Acredito que o Momento WK é uma oportunidade interessante para estarmos mais próximos dos clientes e conhecermos melhor o eSocial através de experiências práticas vivenciadas pela Dra. Tânia, uma palestrante de alto nível. Em especial, para nós do Suporte WK, todo conhecimento adquirido reflete diretamente na qualidade do atendimento aos nossos clientes.
 
A palestrante Dra. Tânia Gurgel finalizou sua apresentação alertando para algumas ações que podem (ou devem) ser executadas pelas empresas: “Mapeamento atual de processos e propostas de melhorias, investimentos em capacitação, treinamento, grupos de debates e workshops são caminhos para as empresas que desejam evitar transtornos e atender as demandas do projeto dentro dos prazos.” 

Após a palestra eSocial, a Analista de Negócios WK, Raquel Corrêa Nunes Mueller, apresentou os recursos do Radar Folha para o eSocial, dentre eles, verificador de inconsistências/validador, importação/exportação de XMLs e comunicados de vencimentos com alerta. Raquel aproveitou a oportunidade para fazer um alerta: “A prorrogação dos prazos em torno do eSocial nos leva a uma falsa ideia de que as empresas têm tempo de sobra para atender as demandas do projeto. Mas a realidade é outra e de forma alguma devemos cruzar os braços neste momento. A WK Sistemas acredita que o melhor a fazer é continuar investindo em informação e capacitação em torno do projeto, pois as empresas têm um longo caminho a percorrer visando mudança cultural e a busca por qualidade das informações”.

 

O término do Momento WK Blumenau foi marcado pelo “Painel eSocial” onde os participantes puderam fazer perguntas em torno do projeto. “Este, sem dúvida, foi um dos momentos mais importantes do evento porque os participantes puderam sanar suas dúvidas. Podemos dizer que o Momento WK Blumenau foi um evento único porque promoveu uma importante e ampla troca de conhecimento e experiências”, concluiu Tomelin.
AÇÃO SOCIAL
O Momento WK Blumenau teve, também, seu lado social. Para se inscrever no evento, bastava preencher uma ficha de inscrição via Internet e trazer 1 Kg de alimento não perecível no dia do evento.

Ao final do evento, os alimentos arrecadados foram doados para as entidades ABAM (Associação Blumenauense de Amparo aos Menores) e Caridade Sem Fronteiras.