Momento WK 2015 e ECF – Um importante tema merece um grande road show!

Momento WK 2015, em sua 7ª edição consecutiva, percorrerá as principais regiões do Brasil aproximando a WK Sistemas, sua Rede de Canais e Clientes. Para este ano, o tema central será a “ECF – Escrituração Contábil Fiscal”, com Graziele França, contadora, pós-graduada em Finanças e Controladoria pelo INPG Business School, formada em Ciências Contábeis pela FURB, com experiência de 14  anos na área contábil.

Milhares de empresas em todo Brasil terão mais uma importante missão para o ano de 2015 que envolve obtenção de informações, estudo e compreensão das exigências acerca do SPED ECF, muito além das informações que constavam na DIPJ, a ECF exige a análise da lei 12.973, um maior nível de detalhamento na apuração e cálculo do IRPJ e CSLL, além da apresentação do LALUR – Livro de Apuração do Lucro Real. “O LALUR é um livro que, até o momento, era impresso e engavetado, com a ECF ele será visualizado e auditado pelo Fisco periodicamente”, alerta Graziele. Diante deste cenário é muito importante a participação de todos os envolvidos em um evento como este. O road show de 2015 tem como objetivo levar conhecimento e informações atualizadas sobre questões técnicas e conceituais sobre a ECF bem como apresentar como as empresas podem obter o máximo de benefício das soluções WK para garantir segurança e tranquilidade para a entrega das informações dentro dos prazos e critérios técnicos estabelecidos pelo governo.

O Momento WK 2015 contará, também, com a palestra “BI WK – Amplie o nível de gestão da sua empresa”, com Fernando Carvalho, graduado em Gestão Comercial pela CESUMAR, com experiência de 15 anos em Controladoria e Negócios através do ERP WK. A Solução BI WK permite a extração e mineração de dados do WK Database de forma muito prática para utilização em Business Analytics e Business Intelligence através da montagem de Dashboards, relatórios e painéis especiais. “As empresas têm em suas mãos uma poderosa ferramenta de gestão e, a partir daí, o mais importante, é saber exatamente quais informações desejam extrair e como visualizá-las”, explica Carvalho.

road show, de abrangência nacional, percorrerá 15 principais regiões do país, sendo que 11 já estão confirmadas: Blumenau/SC (12/03), Porto Alegre/RS (17/03), Curitiba/PR (19/03), Rio de Janeiro/RJ (14/04), São Paulo/SP (16/04), Florianópolis/SC (06/05), Salvador/BA (12/05), Recife/PE (14/05), Vitória/ES (19/05), Juiz de Fora/MG (16/06) e Belo Horizonte/MG (18/06). Os eventos serão abertos ao público e as inscrições – com vagas limitadas para garantir a qualidade do evento – acontecerão mediante a doação de 1kg de alimento não perecível que será doado para instituições assistenciais locais.

O Momento WK 2014 teve 7 edições e superou as expectativas iniciais reunindo um público de mais de 1.200 pessoas, sendo que cerca de 92% avaliaram o evento como ótimo. Além disso, mais de 500 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados e repassados às entidades locais.

Escrituração Contábil Fiscal (ECF)
A ECF é o novo livro contábil-fiscal-societário do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que reúne evidências para comprovação da base de cálculo do IRPJ e da CSLL, exigindo transparência nessas apurações para o seu cumprimento íntegro e preciso.

Por se tratar de uma escrituração que reúne evidências para comprovação de resultados, este deverá estar em sintonia e total acuracidade com outras escriturações: contabilidade de custos, Livro de Registro de inventário, posição de estoques, SPED Fiscal, SPED Contribuições, SPED Contábil, eSocial, entre outras.

De forma simples, isto significa que o SPED reunirá em uma única base de dados informações contábeis, fiscais e societárias, possibilitando um cruzamento de dados nunca antes visto, promovendo impactos jurídicos, fiscais e societários relevantes.

Frente a este grande desafio e aos riscos apresentados em consequência da entrega de informações incoerentes nessa nova escrituração, não há caminho alternativo às empresas. Diante disso, o momento exige, portanto, planejamento. E este, por sua vez, implica em primeira instância, conhecimento exímio de informações, para então proceder com treinamento de pessoal, revisão de rotinas e apuração das informações com qualidade e confiabilidade.

Todas as empresas (inclusive imunes e isentas) devem obrigatoriamente entregar a ECF até o último dia útil do mês de setembro de 2015. Apesar do prazo, que leva a uma falsa ideia de haver muito tempo à frente, alerta-se que as informações a serem entregues são referentes à competência 2014 e, justamente por este motivo, tem-se a urgência para a realização de um detalhado diagnóstico corporativo para o cumprimento dessa obrigação uma vez que as adaptações devem ser efetuadas antes da geração das informações e não antes do prazo de entrega.

A WK Sistemas já vem trabalhando forte com uma equipe dedicada ao projeto ECF para entregar ao mercado soluções ágeis e seguras a fim de que as empresas possam gerar as informações necessárias para atender os aspectos técnicos, legais e prazos estabelecidos pelo Governo com total tranquilidade sem retrabalhos e riscos aos seus negócios.

ecf-escrituracao-contabil-fiscal-preparar-se-e-essencial-blog