Microsoft termina o suporte ao Windows XP

Com o mote de “Depois de um grande final, um novo começo”, a Microsoft termina o suporte ao Windows XP.
 
O motivo é simples: a Microsoft introduziu em 2002, sua Política de Ciclo de Vida de Suporte baseada nas sugestões dos próprios clientes. Os produtos da Microsoft, incluindo o Windows e Office recebem, no mínimo 10 anos de suporte (5 anos de Suporte Base e mais 5 de Suporte Estendido), no nível do service pack suportado. Por isso, a Microsoft termina o suporte ao Windows XP, no dia 8 de abril de 2014.
 
Por volta da mesma data, a WK Sistemas libera ao mercado a versão 5.25 do Radar Empresarial, onde retira de suas configurações recomendadas o Windows XP, bem como o Windows 2003 para servidores.
 
Isso se deve ao fato de que, não sendo mais atualizados, deixam de contar com atualizações de segurança, ficando vulneráveis não apenas a vírus e ataques, como a falhas decorrentes da não compatibilidade com as tecnologias mais recentes. Tecnologias estas que a WK Sistemas incorpora em sua linha de produtos contínua e constantemente.
 
A Microsoft recomenda ainda que, para garantir a continuidade das versões suportadas, sua empresa deve “começar a migração para um computador moderno, caso isso ainda não tenha sido feito”. Concordamos que seja uma grande oportunidade de atualizar o parque de máquinas, modernizando equipamentos e software.
 
O Windows 2003 só terá seu suporte descontinuado em 14 de julho de 2015, no entanto, segundo Zubair Alexander, MCSE, MCT e MVP da Microsoft em seu artigo na Technet da Microsoft, as formas de contornar os problemas de RPC/DCOM (processamento distribuído) no Windows 2003 são “criativas” e requerem trabalho, grande conhecimento de Windows Internals, além de ferramentas de diagnóstico que nem sempre estão disponíveis aos nossos clientes. Da mesma forma, técnicos de TI ou profissionais certificados Microsoft não estão exatamente sobrando no mercado e consequentemente são onerosos aos clientes.
 
Desta forma, também deixaremos de recomendar o Windows 2003 como servidor do ERP Radar Empresarial.
 
Fontes:
http://windows.microsoft.com/en-us/windows/end-support-help?ocid=GA8-1_O_WOL_Hero_Home_XPEOS_Pos3_02
http://technet.microsoft.com/en-us/magazine/2007.07.howitworks.aspx
http://www.techrepublic.com/forums/questions/the-rpc-server-is-unavailable-windows-server-2003/#