Livro retrata fatos curiosos da história da informática no Brasil e a trajetória da WK Sistemas

Um relato histórico que começa com um Fusca encalhado e inclui muitas passagens pitorescas, curiosidades e informações sobre a evolução da informática no Brasil.

Assim é “1984 – O Ano Em Que Fizemos Contato”, livro que retrata “As incríveis aventuras do Werner Keske e os 30 anos da WK Sistemas, a empresa que mudou o mercado de aplicativos no Brasil”.

A WK foi uma das pioneiras no desenvolvimento de aplicativos para microcomputadores no Brasil.

O livro destaca muitas passagens curiosas na história da empresa e de seu fundador desde 1972, abrangendo também a história da informática no Brasil durante os últimos 40 anos.

O Fusca encalhado
A capa do livro traz a fotografia de um Fusca encalhado na divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul e faz referência a 1984, ano em que Werner Keske pediu demissão do emprego, montou a empresa e casou com Maria Ignêz Hoffmann. O veículo atolou durante a lua de mel do casal, graças a uma infeliz tentativa de cortar caminho.

Olho clínico
Werner Keske ficou conhecido pela surpreendente capacidade de identificar problemas de programação e consertar computadores nos anos 70, quando as empresas dependiam de misteriosos CPDs que abrigavam máquinas gigantescas.

O livro traz diversos casos solucionados por ele em diversas partes do País, como a luz de uma cozinha que interferia no funcionamento de um mainframe no Paraná, a digitação de um ponto e vírgula que causou o colapso no processamento de um banco em Manaus e um fio de metal que paralisou todas as operações de um cliente no Mato Grosso do Sul.

Subversão e contrabando
Exercendo uma atividade estratégica em um dos períodos mais duros do regime militar, Werner Keske foi investigado por comprar cristais de quartzo para montar um computador. O material era usado por terroristas na montagem de equipamentos de comunicação.

Ele também se arriscava trazendo peças dos Estados Unidos. Era a única maneira de obter maior desempenho com equipamentos numa época em que a reserva de mercado atrasava todos os investimentos no setor de informática.

Fama e ruína
Entre algumas das histórias abordadas no livro está a criação do primeiro computador totalmente catarinense, montado por Werner Keske com peças compradas a partir de anúncios de revistas. O equipamento ficou famoso ao ser exposto numa feira de ciências. Mas a fama foi também a sua ruína: sua memória foi queimada pelo flash da máquina de um fotógrafo.

O cliente que não existiu
O pc-D/C, revolucionário software contábil conhecido no Brasil inteiro, primeiro produto desenvolvido pela WK, foi concluído especialmente para ser apresentado a um possível cliente da cidade de Joinville. O produto nunca chegou a ser demonstrado ao cliente, que desistiu da compra. Com o sistema pronto, a WK iniciou então suas vendas em feiras de informática, alcançando estrondoso sucesso.

Fases e estratégias
Como parte do processo de crescimento da WK, que hoje conta com uma rede de canais presente em todo o Pais, o livro aborda as criativas estratégias de ocupação de espaços usadas nos anos 90, época áurea das grandes feiras de tecnologia, bem como os sufocos registrados nos planos econômicos, as opções equivocadas, os avanços tecnológicos exclusivos apresentados pelos produtos da empresa, o desarranjo mercadológico da cadeia de produção de software em Blumenau e a corrida para tecnologias como Windows e plataforma web.

O livro ilustra com fotos toda a evolução dos programas, desde as folhas de programação redigidas manualmente até os cartões perfurados do primeiro programa desenvolvido por Werner Keske em 1972.

“1984 – O Ano Em Que Fizemos Contato” é um divertido e instrutivo passeio pela história da informática brasileira.

ADQUIRA O LIVRO E AJUDE A APAE
O livro pode ser adquirido a partir de uma doação de R$ 20,00 para a APAE de Blumenau:

  • Banco do Brasil
  • Agência: 2999-8
  • Conta: 66000-0
  • Beneficiado: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Para receber o livro pelo correio, envie o comprovante de depósito e endereço completo para o e-mail: 1984@wk.com.br.
*O custo do envio é por conta da WK.

A WK Sistemas e a APAE agradecem a sua colaboração.