Lean Enterprise ou Gestão Enxuta

artigo-07-300x220O conceito “lean” iniciou, sem dúvida, na área de produção. No entanto, atualmente, pode ser aplicada não somente às indústrias. Também destina-se a todas as áreas e processos de uma empresa (e não somente em processos produtivos). A “Lean Enterprise” ou “Gestão Enxuta”, enfim, traz os fundamentos das experiências da Toyota (indústria automobilística) para a gestão da empresa como um todo.

É sempre importante lembrar que a Gestão Enxuta pressupõe não apenas o uso de metodologias, mas algo muito mais abrangente, que é a mudança no modo de pensar a gestão do negócio. Paradigmas enraizados estão muito presentes no dia a dia das organizações e quebrá-los é uma das missões da filosofia enxuta. Não é à toa que a Gestão Enxuta atinge em cheio as zonas de conforto individuais em busca de melhores resultados coletivos.

Muito mais que buscar qualidade e produtividade, a Gestão Enxuta pressupõe uma mudança cultural visando melhoria contínua que, a longo prazo, apresentará resultados sustentáveis em termos de gestão. Através da Gestão Enxuta será possível obter mais flexibilidade nos processos, reduzir custos, promover o trabalho em equipe, realizar ações de prevenção com mais regularidade e fortalecer importantes valores corporativos e pessoais como organização, disciplina e simplicidade. Todas estas melhorias, por sua vez, visam consolidar a imagem da empresa no mercado, gerando maior longevidade, competitividade e liderança no segmento em que atua.

Alguns aspectos em torno do conceito “lean” ou “enxuto” são motivo de dúvidas, levando a equívocos de interpretação sobre a Gestão Enxuta. Neste contexto, torna-se interessante esclarecer que a Gestão Enxuta não é um projeto, portanto, não possui começo, meio e fim. O conceito “enxuto” requer mudança cultural e, portanto, é contínuo e permanente. Não envolve uma meta, número e/ou índice a ser alcançado. Seu “objetivo” é a melhoria contínua da empresa. Não é destinada a apenas um grupo/perfil de pessoas ou área da empresa, sendo assim, exige comprometimento de toda a empresa. Além disso, não gera resultados a curto prazo. Os resultados começam a aparecer a médio prazo e se intensificam somente a longo prazo.

A filosofia enxuta requer metodologias e ferramentas de gestão empresarial que facilitem sua implantação e manutenção. Neste contexto, um Sistema de Gestão de Custos pode, por exemplo, trazer mais agilidade no acesso às informações facilitando as tomadas de decisão em torno da eliminação de custos. Trata-se de um aliado importante para todo gestor que deseja saber exatamente quais são os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis de todo o seu processo produtivo, bem como as despesas relacionadas ao processo de comercialização de seus produtos. Permite, também, eliminar desperdícios e garantir maior competitividade e lucratividade nos processos produtivos, independente do ramo ou porte do seu negócio.

ebook-gratuito-aumente-a-lucratividade-da-sua-empresa