A importância do MRP para uma gestão estratégica das indústrias

Ter uma visão precisa da produção e, a partir dela, gerenciar de forma adequada o estoque de matéria-prima é indispensável no dia a dia de uma indústria. Afinal, pausar o desenvolvimento dos produtos por conta da falta de material é uma situação que, em hipótese alguma, pode acontecer. Os prejuízos seriam enormes, do mesmo modo que acontece quando se tem uma quantia excessiva de materiais estocados. O controle desses fatores, portanto, vai além da mera organização da empresa e exerce um valor estratégico na gestão. E é exatamente nesse aspecto que se identifica a importância do MRP, visto que o sistema oferece mais segurança e precisão na compra de insumos.

O Planejamento de Necessidades de Materiais, ou simplesmente MRP (do inglês, Material Requirement Planning), é um sistema lógico de cálculo que ajuda na previsão de quando o pedido de matéria-prima deve ser feito e de quanto é preciso comprar. Com isso, é possível antecipar as necessidades da indústria, possibilitando que elas sejam supridas a tempo, sem prejudicar a produção, desperdiçar recursos com aquilo que já se tem ou ter surpresas indesejadas em relação às finanças. E isso vai impactar diretamente na qualidade da gestão, permitindo que as decisões sejam feitas de forma estratégica e de acordo com a realidade do negócio.

Bom, para que isso seja possível, o MRP pode ser totalmente integrado ao ERP usado na indústria. Ele, normalmente, é oferecido como um módulo que funciona em sintonia com os outros módulos do sistema de gestão, aproveitando as informações de que precisa para realizar os cálculos. O resultado são previsões exatas e acessíveis a quem precisa delas, além de proporcionar aos gestores uma visão mais ampla sobre o processo de produção e de reservas de insumos. E isso impacta diretamente na gestão de produção e de estoque.

O MRP na gestão de produção e de compra

Bem sabemos que a produção é o principal pilar do funcionamento de uma indústria. Afinal, ela é a responsável por produzir as mercadorias com as especificações necessárias para atender às exigências e às necessidades dos clientes. Entretanto, não se trata apenas de produzir. É preciso fazer isso de forma estratégica para garantir que cada etapa relacionada a essa atividade aconteça corretamente, seja otimizada e tenha a devida qualidade. Somado a isso, um aspecto importante nesse processo é a quantidade de itens produzidos, pois o excesso significa produto encalhado no estoque e, consequentemente, dinheiro perdido.

Mas para que os produtos sejam fabricados é preciso ter a matéria-prima correta, concorda? E, mais do que ter a quantidade suficiente para um determinado período, é importante garantir que ela tenha a qualidade exigida para o portfólio, seja de um fornecedor seguro e apresente um custo compatível com a realidade da indústria. Essa atividade de compra de matéria-prima também indica com precisão o que, quando e quanto se deve comprar, permitindo um planejamento financeiro adequado para cada operação, considerando não só os recursos necessários para a aquisição de insumos, mas também o momento certo para disponibilizá-los.

E sabe qual é a relação entre a produção e a compra de insumos com o MPR? Bom, o sistema vai otimizar tanto a gestão da produção quanto a gestão das compras, de modo que os responsáveis por elas terão uma visão mais ampla de todo o processo, desde a escolha dos fornecedores de matéria-prima até a melhor forma de estocar os produtos. Assim, a compra de insumos é ajustada ao seu trabalho e ao dos fornecedores, de modo que o pedido é feito com tempo suficiente para ser entregue e não atrasar o funcionamento da empresa. Para isso é considerado, portanto, o tempo que os fornecedores precisam para entregar o material e a quantia que você realmente precisa.

As vantagens do MRP no dia a dia industrial

Resumindo, o MRP é mais organização, planejamento e decisões efetivas. E sua indústria pode ter tudo isso com a WK Sistemas! Nosso ERP oferece uma gestão completa da produção industrial, com módulos pensados nas reais necessidades do segmento. Por isso, não perca tempo e confira já nossas vantagens. E, claro, se tiver qualquer dúvida, entre em contato com nossa equipe! Estamos prontos para ajudá-lo a escolher a melhor solução de acordo com a sua realidade.