A importância da rastreabilidade de produtos para a organização da indústria

Em um mundo no qual as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o que consomem, ter um serviço de rastreabilidade de produtos e de insumos tornou-se essencial para as indústrias. Mas você sabe bem o que é isso? Bom, trata-se da capacidade que uma empresa tem de acompanhar todos os estágios referentes ao processo de fabricação de um item, o que não apenas permite aumentar a produtividade, como também garante qualidade ao que é oferecido. Essa atividade é tão importante, que, inclusive, é requisito básico para alguns segmentos, como o farmacêutico.

Alguns mercados, como o asiático e o europeu, exigem a rastreabilidade de todos os produtos para proteger os cidadãos dos perigos que a má qualidade pode proporcionar, principalmente no que se refere a produtos alimentícios. Dessa forma, atender a essa exigência também é o melhor caminho para conseguir novas oportunidades de negócios e ter um importante diferencial frente à concorrência. Outro aspecto relevante é que a rastreabilidade impacta automaticamente na otimização dos processos logísticos e de controle de qualidade, aumentando o grau de satisfação dos clientes.

Inclusive, esse serviço não apenas permite a entrega de produtos melhores, devido ao aprimoramento constante dos processos, mas ainda oferece garantia contra contrabando e falsificações. Isso porque é feito todo um controle fiscal que comprova a procedência e a qualidade do que é oferecido. O resultado é que problemas relacionados a possíveis roubos de carga ou mesmo contrabando podem ser facilmente identificados, não comprometendo, assim, a credibilidade da sua indústria com mercadoria fora do padrão ou falsificada.

Claro que a rastreabilidade de produtos não resolve por completo essas questões, pois são situações que acabam ficando fora do controle da organização. Entretanto, ela ajuda a fazer um acompanhamento preciso de todos os processos e do portfólio da indústria, permitindo a correção rápida e eficaz de eventuais erros. Consequentemente, promovem-se melhorias contínuas e a empresa consegue se destacar no mercado, oferecendo sempre o melhor para os clientes.

Os tipos de rastreabilidade de produtos

A rastreabilidade de produtos pode ser feita de diferentes formas, tendo como base a origem da matéria-prima, a produção e o destino da mercadoria. Para isso, são utilizados métodos e ferramentas como número de série, código de barras e identificação por radiofrequência (RFID, do inglês, Radio-Frequency Identification). Esses itens são parte de uma tecnologia que envolve tanto hardware quanto software para proporcionar a devida segurança aos produtos da sua indústria. Mas antes de focar na tecnologia em si, vamos explicar quais são os tipos de rastreamento que você pode adotar no seu negócio. Acompanhe:

  • Rastreabilidade a montante: por meio dele a empresa consegue identificar a origem do produto em qualquer etapa do processo. Isso é feito a partir da data de validade, do número do lote ou de outra forma que permita descobrir a origem do produto.
  • Rastreabilidade a jusante: esse processo permite descobrir o destino da mercadoria, ou seja, o que aconteceu com ele após ser direcionado para um terceiro. Aqui também está incluso o rastreamento de cargas em caminhões, aviões ou navios, por exemplo. A eficácia desse processo está na atualização em tempo real dos registros, considerando desde o início da produção até o envio para o transporte.
  • Rastreabilidade do produto: está diretamente relacionado ao lote de produção. Dessa maneira, é possível identificar algum erro de produção em itens de determinada série e recolhê-los do mercado, por exemplo. É o que acontece quando as montadoras de carros fazem um recall para solucionar alguma possível falha no veículo.
  • Rastreabilidade interna: com ela é possível controlar quais produtos entram e saem da indústria, incluindo a gestão do estoque. Isso facilita o trabalho e ajuda a economizar tempo na hora de identificar o que é necessário comprar para manter a produção ou qual é a quantidade de produtos no estoque, por exemplo. Assim, o trabalho pode ser ajustado, reduzindo as chances de erros e prejuízos.

De que forma a tecnologia pode ajudar

Quando falamos em rastreabilidade de produtos, a tecnologia pode ser sua principal aliada. Isso porque existem softwares de gestão que oferecem todo o apoio necessário para um controle eficaz dos processos, possibilitando acompanhar tudo com precisão, do desenvolvimento à entrega de cada um dos itens. A WK Sistemas, por exemplo, oferece esta funcionalidade no sistema ERP Radar Empresarial, garantindo também a rastreabilidade de materiais dos fornecedores por lotes de compras e da mercadoria adquirida pelos clientes por lotes de vendas. O resultado é que a origem e o destino podem ser facilmente identificados.

Para entender melhor como nosso sistema de gestão funciona e como ele pode otimizar o trabalho dentro da sua indústria, entre em contato com a nossa equipe! Estamos prontos para oferecer o melhor, considerando a realidade e o contexto da sua empresa.