Governo oficializa o novo cronograma do eSocial

O governo oficializou o novo cronograma do eSocial com a publicação em 5 de outubro da Resolução N.º 5/2018, que altera as regras dos grupos de empresas e faseamento do eSocial.

“Antes de analisar o novo cronograma é necessário identificar a natureza jurídica da sua empresa para verificar em qual grupo ela se enquadra. O Anexo V, da Instrução Normativa RFB Nº 1634/2016 detalha a tabela de natureza jurídica, que basicamente corresponde a tabela 21 do eSocial”, alerta a especialista em eSocial da WK Sistemas, Raquel Mueller.

Para facilitar o entendimento, a WK Sistemas preparou o resumo explicativo (abaixo) exclusivo da Natureza Jurídica e seu enquadramento.

Confira o cronograma de implantação:

 

Obs.: Ainda precisa ser definido e publicado pelo governo como será o tratamento diferenciado, simplificado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, ao Microempreendedor Individual (MEI) com empregado, ao segurado especial e ao produtor rural pessoa física.

(*) A fase 4 para o primeiro grupo de empresas entrou em agosto de 2018 com a substituição da GFIP para o recolhimento dos valores de contribuições previdenciárias. Está previsto a substituição da GFIP para recolhimento do FGTS para novembro de 2018. Precisamos aguardar publicação para identificar se este prazo será mantido.

Fonte: Impresa Oficial

FAQ eSocial

Aproveite nossa FAQ com 32 perguntas e respostas com base nas principais dúvidas de profissionais de RH de todo o Brasil

Soluções WK 

A WK dispõe de soluções que simplificam o eSocial. Clientes do software Radar Folha, tem a possibilidade de verificar as inconsistências, sem custo adicional, por meio do Auditor, validando os eventos da carga inicial e identificando as inconsistências cadastrais dos eventos iniciais e de tabela.