[E-book] Gestão financeira na indústria: cinco processos fundamentais

Todos os departamentos de uma indústria dependem de um controle eficiente das finanças. Sem ele, pode faltar matéria-prima para fabricar produtos, dinheiro para pagar os funcionários e recursos para novos investimentos, por exemplo. Assim, contar com uma boa gestão financeira na indústria é gerir não só essa área, mas agir para que todas as outras possam operar com eficiência também.

Mas, afinal, no que consiste a gestão das finanças nesse segmento e o que fazer para garantir a saúde dos recursos da empresa? É justamente sobre isso que falamos em nosso novo e-book, que trata dos cinco processos fundamentais para uma gestão financeira eficiente na indústria! Faça o download e entenda melhor esse assunto. Basta clicar na imagem abaixo para baixar o material gratuitamente:

Gestão financeira na indústria

Cinco processos essenciais para a gestão financeira na indústria

Muitas pessoas acreditam que ter um saldo positivo no fim do mês é o suficiente para saber que as finanças de uma empresa estão indo bem. Porém, é preciso mais do que isso para garantir a saúde financeira! Nesse sentido, no e-book, abordamos os cinco processos indispensáveis para ter sucesso nessa tarefa. Confira o conteúdo de cada capítulo:

1 – O cumprimento da legislação

Cumprir a legislação é importante em diversos aspectos. Isso facilita o acesso da indústria a linhas de crédito e à participação em licitações, mantém uma boa imagem da companhia no mercado e, ainda, evita multas, o que impacta diretamente na gestão financeira. Por isso, no primeiro capítulo do e-book abordamos a importância de manter a indústria sempre em dia com a legislação e mostramos como é possível ter esse cuidado no dia a dia.

2 – A importância do planejamento

O planejamento é essencial para uma gestão financeira eficaz. A partir dele, é possível definir metas e estabelecer ações para que a empresa alcance seus objetivos e cresça de forma sustentável. Nesse sentido, no segundo capítulo, nós falamos sobre a importância de planejar, com ênfase ao orçamento empresarial, um instrumento indispensável para fazer a previsão de custos e receitas da empresa e garantir mais assertividade na gestão das finanças.

3 – A gestão dos custos

A gestão dos custos é outro processo indispensável para a gestão financeira na indústria. Sem saber quais são os custos implicados nas operações, é muito arriscado tomar decisões e até mesmo fazer processos rotineiros, como a precificação dos produtos. Por isso, o terceiro capítulo do e-book trata da importância do controle dos custos, mostra como você pode fazer isso na sua empresa e, além disso, de que forma agir para reduzir gastos e melhorar resultados.

4 – O cuidado com a precificação

E falando em gestão de custos, a precificação é um processo que tem relação estreita com isso e que também merece cuidado. Isso porque a formação de preço é uma atividade estratégica: se o custo for muito baixo, você pode sair no prejuízo. Se for muito alto, você perde a competitividade. Por isso, no quarto capítulo ressaltamos a importância do cuidado com a precificação e mostramos como você pode calcular o preço de venda das mercadorias produzidas pela sua indústria com segurança.

5 – O controle do fluxo de caixa

O controle do fluxo de caixa permite que você analise com clareza as entradas e saídas de dinheiro e saiba quanto tem disponível em caixa a qualquer momento, seja para pagar despesas, seja para fazer investimentos. Assim, esse processo também merece atenção e, por isso, nos debruçamos sobre ele no quinto capítulo do e-book. Nessa parte, falamos da importância dessa ferramenta e como utilizá-la para tomar decisões e gerar insights.

E então, que tal conhecer melhor esses processos e garantir mais eficiência na gestão financeira da indústria? Baixe o material completo e comece a otimizar essas tarefas ainda hoje! E se você tiver alguma dúvida depois da leitura, conte conosco. É só deixar seu comentário ou entrar em contato com a nossa equipe. Aproveite o conteúdo!

Gestão financeira na indústria